Qual a melhor superfície para correr? Na rua ou na esteira? No post de hoje, vamos falar um pouco sobre as diferenças entre estas duas superfícies e entender que não existe uma melhor opção, a escolha deve ser feita baseando-se no que é melhor para você.
rua_esteira

Esteira

Vantagens
  • Comodidade e Segurança: por ser feita em ambiente fechado, não há dúvida que a prática na esteira ganha em segurança e não importa o clima, chuva, frio, sol de escaldar… é só subir na esteira e começar a treinar. Não dá para ter desculpa para não correr.
  • Controle dos parâmetros da corrida (velocidade, tempo, distância, frequência cardíaca): as esteiras tem diversos monitores que te ajudam a controlar melhor o seu esforço e conhecer seu condicionamento físico, sendo importante para planejar metas e treinos.
  • Melhoria da postura ao corrida: com um espelho na frente ou do lado, é possível ver como você corre e com isso melhorar a forma de correr. Eu, por exemplo, não tenho ideia de como eu corro… rs
  • Menor impacto: Diminui entre 10% a 20% o impacto de correr na rua, diminuindo o risco de lesões.
  • Simulação de treinamentos: permite que você simule vários tipos de treinamento, como subidas e descidas.
Desvantagens
  • Monótono: não dá para negar que ficar muito tempo em cima de uma esteira olhando para frente é chato, a paisagem não muda, por isso distâncias maiores se tornam difíceis de ser feitas na esteira.
  • Pode ocasionar tonturas após o exercício.
  • Você, na verdade, não corre e sim se equilibra no chão em movimento. A corrida na rua você faz geralmente de forma saltada.

Ao ar livre

Vantagens
  • Gasta mais calorias: como o terreno é inconstante: é necessário se esforçar mais e por isso, gasta mais calorias. (Essa parte eu gosto, quanto mais calorias, melhor hehehe)
  • É mais dinâmico, toda hora muda a paisagem, não tem como ficar na monotonia com estímulos diferentes.
  • Treinamento em grupo: Que tal chamar um amigo para treinar junto? Na rua, isso fica bem mais fácil. É bem legal que um pode ajudar o outro. Por exemplo, no último domingo era o treino regenerativo da Mari Frioli e eu queria manter um pace, uma ajudou a outra no seu objetivo 🙂
  • Pode ser praticada em qualquer lugar.
  • Terapia: sim, você não leu errado, correr pode ser terapêutico! Já resolvi e refleti sobre vários problemas enquanto corria. Você volta mais leve.
Desvantagens
  • Alto impacto: quem está acima do peso, principalmente, deve tomar cuidado, pois no asfalto o impacto aumenta bastante.
  • Segurança: por ser uma prática ao ar livre e poder ser feita em qualquer lugar, deve-se sempre conhecer por onde vai correr. O melhor é sempre fazer um planejamento do percurso em lugares desconhecidos e treinar em horários de maior movimentação.

 

Conclusão: A união dos dois torna a corrida mais completa, pois a esteira pode ser monótona, mas você acaba tendo que acompanhar a velocidade da esteira, monitorar e manter melhor seus índices, o que na rua torna um pouco mais difícil, principalmente para iniciantes. Fora que a esteira também salva em dias super frios e chuvosos. Já ao ar livre faz você fugir da rotina, é muito mais dinâmico, você testa terrenos diferentes e simula o que é realmente correr em uma competição.

E você, prefere correr na esteira ou na rua? Por quê?
  1. Lu Ferreira disse:

    Eu corro ao ar livre só aos sábados e durante a semana corro na exteira.
    Tem os prós e contras nos dois, mas eu prefiro a corrida na rua ou parque, me da mais prazer.
    Beijão. Lu

  2. Ana disse:

    Tava toda certinha correndo sempre na rua. Resolvi ir pra esteira pra manter o ritmo e resultado: 3 meses sem correr pq a esteira é MUITO MUITO MUUUUIIITOOOO chata. haha.
    Acabei percebendo que correr só é gostoso pra mim se faço isso na rua. 🙂

  3. Renata Faria disse:

    Juro que hoje quando sai da academia fiquei pensando exatamente nisso, minha dúvida era essa, a diferença entre um e outro! Adorei! Esclareceu mtooo! Preciso começar essa terapia!!!! Bjoo

  4. Mari Mari disse:

    Eu adoro os dois, mas em situações diferentes, rs. Pequenas distâncias (até 5k) acho mais bem proveitoso na esteira, controlo a velocidade e faço o esforço que queria fazer. Agora distâncias maiores é um tédio sem fim, sofro um absurdo! E ai a rua é um milhão de vezes melhor, dá um trabalhinho aprender a controlar o pace (ainda não tenho um relógio de corrida pra me ajudar), mas o visual, o ventinho, o sol… Não tem pra ninguém! Poderia passar horas sem parar de correr de tão gostoso! 🙂 Recomendo os dois!

  5. Paula Maria disse:

    Correr na rua é um prazer pra mim. Confesso que se dependesse de uma esteira, eu jamais começaria. Despesas com academia não são o meu forte, rs. Fora que eu tenho um aliado: corro no calçadão em frente a praia, nada substitui correr com essa vista maravilhosa! Fora que a gente encontra com pessoas pelo caminho, ver gente é muito animador, pelo menos pra mim. 🙂

  6. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Se for levar em consideração em correr com prazer, a rua vence de lavada! Correr na esteira é muito chato.
    Só que tem um porém, desde que minha esteira queimou tenho corrido no parque, e demorado pra “pegar no tranco” e acertar o pace. Na esteira controlava o pace e prestava muito mais atenção à respiração e ao rendimento.
    Beijo!

  7. Fernanda Silva disse:

    Corro nos dois (esteira e rua). Claro que correr ao ar livre é bem mais satisfatório do que correr na esteira e comigo acontece algo bem estranho. Quando corro na rua o meu tempo diminui em 5 minutos o percurso. Gostaria de saber por que acontece isso se a distância é a mesma?

  8. Daniela disse:

    Odeio correr na esteira, o tempo não passa e o treino fica chato demais…na rua já corri até mais que o planejado só por não ver o tempo passar.

  9. Kátia disse:

    Odeio correr na rua ou parque muita gente me atrapalha, os carros me irritam e os engracadinhos então…aff.ninguem merece.
    Esteira tenho controle de tudo que estou fazendo e passa rapidinho.Adoro!!

Deixe o seu comentário!