Protetor solar é um produto que já faz parte da nossa rotina de beleza e não tem como deixar de usar, especialmente se você vai treinar ao ar livre, né?

E quem nunca manchou, sem querer, uma peça querida enquanto passava o protetor solar? Ai, ai… Essa é uma mancha meio chatinha de tirar, mas calma que tem jeito! 😀

Como acontece com qualquer tipo de mancha, quanto antes você limpar a peça, melhor. Isso evita que os compostos oleosos do protetor penetrem ainda mais no tecido, o que dificulta a sua remoção. Por isso, antes de colocar a peça na máquina de lavar, faça um tratamento no local da mancha. Alguns produtos podem ser usados:

  • Sabão líquido concentrado: esse é o meu favorito, porque é um produto próprio para ser usado em roupas. Basta umedecer  a peça, aplicar algumas gotas do produto diretamente na mancha e esfregar com os dedos, fazendo pequenos círculos. Se a mancha não for muito grande, pode já colocar a peça para lavar como de costume, usando a medida normal de sabão na máquina. Se preferir, pode deixar a peça de molho por alguns minutos antes de lavar na máquina (mas não mais que uma hora, porque não é muito indicado deixar roupas com lycra de molho com frequência, ok?).
  • Detergente líquido: se você não tiver o sabão líquido para roupas, pode improvisar usando um detergente de louças neutro (aquele transparente) ou de coco no lugar. Faça movimentos circulares sobre a mancha e enxague bem a peça para retirar o excesso do produto. Repita o processo se achar necessário. Em seguida, lave como de costume.
  • Bicarbonato de sódio: retire o excesso de protetor solar e coloque um pouco de bicarbonato em pó sobre a mancha. Deixe agir por cerca de 30 minutos. Tire o excesso com uma escovinha limpa e esfregue o local da mancha com sabão líquido (ou detergente neutro). Deixe agir por alguns minutos. Em seguida, coloque a peça de molho em um balde com água e uma colher de sabão em pó por mais 30 minutos. Enxágue para retirar o excesso de sabão e lave como de costume.

Evite usar alvejantes em roupas de treino ou biquínis, mesmo que as peças sejam brancas, porque eles podem destruir o elastano das peças com o tempo. Inclusive, já teve post aqui no blog com várias dicas sobre como lavar roupas esportivas para que elas durem por mais tempo.

Agora, se for uma mancha muito grande e você estiver insegura, procure uma lavanderia antes de fazer qualquer procedimento em casa. Eles possuem produtos químicos adequados para a remoção desse e outros tipos de manchas em tecidos especiais, que podem salvar a sua peça! 😉

Você tem outra dica para tirar mancha de protetor solar das roupas? Deixe nos comentários!

Deixe o seu comentário!