Já explicamos aqui diversas vezes porque é importante usar roupas adequadas para a prática esportiva nos seus treinos. Essas peças são feitas com tecidos tecnológicos que garantem mais conforto térmico e também têm modelagens que facilitam o movimento na hora dos exercícios.

Confesso que sou apaixonada por moda fitness e adoro escolher o look dos meus treinos, mas vamos combinar que são peças caras, né? Aliás, tenho o maior xodó com algumas das minhas roupas de academia! 😉

Para aumentar a vida útil das peças, ter alguns cuidados na lavagem dessas roupas faz uma diferença enorme. Por isso, pegamos algumas dicas com o Alaor Chiodin, proprietário da Lavanderia Wash e expert no tratamento de roupas especiais. Anote aí:

  • Não guarde as peças molhadas, seja de água ou suor, porque elas mofam. Lave-as e seque-as assim que possível.
  • Evite deixar as peças de molho para que elas não desbotem ou manchem. Da mesma forma, também não é recomendado misturá-las com peças de outras cores na mesma lavagem.
  • O sabão mais indicado é o líquido e neutro, sempre em pouca quantidade e com bastante enxágue. Isso ajuda a manter as cores vivas por mais tempo e também evita manchas.
  • Pode pular o amaciante. O produto pode prejudicar alguns tecidos tecnológicos porque impermeabiliza a peça, o que diminui a “respirabilidade” do tecido.
  • Também dispense o uso de alvejantes. Mesmo os considerados seguros para roupas coloridas devem ser evitados em suas roupas de treino porque podem corroer o elastano.
  • Na máquina de lavar, use o modo delicado. A fricção da lavagem pode danificar as peças. Se possível, use saquinhos próprios para proteger suas roupas, especialmente se elas tiverem cordões ou alças que podem agarrar no tambor, estragando não só a roupa, mas a própria máquina de lavar.
  • Ao invés de centrifugar ou torcer as peças com as mãos, o que quebra as fibras dos tecidos, o mais indicado é apertá-las para retirar o excesso de água.
  • Cuidado também ao deixar a peça esticada “pingando” no varal: o peso da água pode fazer com que suas roupas fiquem deformadas. O ideal é deixá-las secando na horizontal, apoiadas.
  • Algumas peças podem sim ir na máquina de secar, mas consulte a etiqueta antes.
  • Muitas roupas de treino ou de banho vêm em bolsinhas plásticas, mas é melhor descartá-las. O mais indicado é guardar suas peças limpas e secas em sacos de algodão.

Ah, e essas dicas valem tanto para roupas de treino como para roupas de banho, como maiôs e biquínis. 😀

Tem alguma dica também? Deixe nos comentários!

Deixe o seu comentário!