Ficamos muito felizes em receber mensagens de leitoras (e leitores!) do blog; ainda mais quando percebemos que influenciamos uma mudança positiva de hábitos, incentivando vocês a começarem a correr. 🙂

Junto com essas mensagens de carinho <3 também vêm muitas dúvidas. Afinal, muitos corredores iniciantes não contam com o acompanhamento personalizado de um educador físico, então o jeito é recorrer a planilhas, aplicativos, sites… Nós mesmas começamos assim!

Para ajudar, fiz um bate-papo rapidinho com o Celso Alves Junior, da GO Personal, que cuida dos nossos treinos, para esclarecer algumas perguntas que recebemos com frequência. E se a sua dúvida não estiver aqui, não se acanhe: deixe a pergunta nos comentários e tentaremos responder 😉

duvidas-corredor-iniciante2

Qual tipo de treino é mais recomendado para os corredores iniciantes? 

Celso: Para uma pessoa iniciante na corrida, o ideal é que comece com as caminhadas, de leve a moderada, até chegar um momento em que a atividade se torne muito fácil. Logo, ele pode acrescentar os treinos intervalados, ou seja, caminha 2 minutos e corre 2 minutos. Essa progressão chegará até ele conseguir correr sem caminhar durante um período de 20 a 30 minutos. Em seguida, entram as outras variáveis de treino.

É seguro acompanhar planilhas de um aplicativo ou de uma revista? Como saber se a planilha está muito “fraca” ou muito “forte” para mim?

Celso: As planilhas prontas de revista e que se acham pela internet têm suas vantagens e desvantagens. Se pensarmos que a pessoa vai sair do sedentarismo e vai começar a praticar uma atividade física, é muito bom; mas, por outro lado, elas são deficitárias em termos de especificidade de treino e individualidade biológica, afinal, cada individuo é diferente do outro. Por isso que, muitas vezes, as pessoas se machucam – por não saberem a intensidade a ser realizada e nem porque estão fazendo aquele tipo de treino. O ideal é procurar profissionais de educação física e/ou assessorias especializadas em corrida de rua, pois somente um profissional poderá indicar a melhor intensidade de treino a ser aplicada em cada atleta.

Se eu estiver correndo sem acompanhamento, a quais sinais devo ficar atento para evitar lesões?

Celso: Se estiver correndo sem um acompanhamento de profissionais competentes, fique atendo às dores (na canela, no joelho, no quadril, no tornozelo, na lombar…), pois elas são um sinal de que algo não está legal.

Você pode falar um pouco sobre a importância do descanso?

Celso: Os dias off, ou seja, os dias de descanso, são essenciais para a evolução do atleta. Cada treino tem seu objetivo e, dependendo do treino realizado, a musculatura e o organismo precisam descansar por um período de 24 a 72 horas para se recuperarem antes de se aplicar um novo estímulo. Caso esses dias de descanso não sejam respeitados, aumenta-se o risco do atleta se lesionar.

  1. Marcela de Vasconcellos disse:

    Saí do sedentarismo em abril desse ano, recomendação médica pra tentar diminuir os ataques de ansiedade e uma necessidade, visto que venho de família com amplo histórico de doenças cardio vasculares (minha mãe morreu aos 45 anos, de infarto).

    Uma coisa que me ajudou foi meu diploma engavetado de fisioterapia, ou seja: fui com calma.
    Caminhei por mais de 3 meses, aumentando ritmo e distância. Comecei com 2,5km e aumentei a cada 3 semanas, chegando aos 5km em cerca de 50 min.

    Aí eu comecei a pesquisar sobre corridas, ler, me informar, sobre tudo: pisadas, tênis, roupas, horários, alimentação…fui dando uns piquezinhos por mais dois meses e só em setembro eu comecei a pegar mais pesado. Comecei a seguir a planilha de 5km do Eu Atleta e aí sim vi meu rendimento aumentar, pq eu sempre morria (acho que muito mais psicologicamente do que fisicamente).

    Enfim, depois de 7 semanas de planilha, sábado foi minha estréia nas corridas e consegui os 5km, só correndo, em 36:30 (meu melhor tempo foi semana passada, sem nem perceber eu fiz 33:45).

    Resumindo: respeite seu corpo, seu tempo, seu rendimento. Dane-se que sua amiga começou semana passada, e já corre 10km de all star debaixo do sol de meio dia. Sua mãe já dizia: você não é todo mundo. E provavelmente sua amiga vai se machucar e passar 4 meses entre médicos e fisioterapia, enquanto você só evolui.

    Os ataques de ansiedade estão menos frequentes, estou dormindo melhor e me sentindo incrível porque consigo alcançar meu pé!!

    Obrigada pela força, pelas respostas no face e , se precisarem de apoio, se alguém quiser uma palavra amiga…conta comigo!!

  2. helaine goncaçlves disse:

    Para o corredor iniciante, qual a atenção que devemos ter por estar acima do peso?

  3. Jhoyce disse:

    Já faz uns 3 meses que comecei a correr e mais ou menos 1 mês que corro. No inicio, apenas caminhava, mas comecei a sentir muita vontade de correr, e fui intercalando caminhada com corrida e ate hoje, tem dias que corro 2km e caminho 1km, pois minhas canelas começam a doer. Tenho me preocupado com essa dor, pois tem dias que ela não me permite nem correr, no entanto, minha canela só dói quando estou correndo. Passo cremes relaxantes mas nunca parei para ir ao medico. Acho que devo providenciar isso logo, não é?

Deixe o seu comentário!