No domingo, 20.10.2013,  vai rolar a M5K e além de ser uma prova super especial porque marca 1 ano de algumas de nós no mundo da corrida, será uma prova onde reuniremos muitas amigas. Para uma parte delas será a primeira corrida de rua (Oi Evy, Maricota, Tatolina….rs), pensando nelas e lembrando da minha primeira corrida de rua, achei que seria bacana fazer um post com dicas de como se preparar para a Primeira Corrida de rua (ai, quanta emoção!).

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Treine! – O ideal é começar os treinos antes de fazer a primeira inscrição, no mínimo com 1 mês de antecedência (mas eu bem sei que nem sempre acontece isso, hahaha). Procure a ajuda de um Educador Físico e, caso não tenha acesso a um, você pode utilizar uma planilha de treino para dar início. Existem várias disponíveis para todos os níveis. Já fizemos um guia para começar a correr.

Guarde suas energias – Na semana que antecede a prova, pegue mais leve nos treinos. Se você é uma iniciante tanto na corrida de rua quanto nos treinos, sugiro que não treine no dia que anterior à prova. Assim você tem um dia inteirinho para se recuperar dos treinos da semana e poupar energias para o dia seguinte.

Alimente-se bem – Isso vale para todos os dias da semana, né? Independentemente de estar treinando ou não. Mas não custa relembrar. Principalmente no dia anterior à prova e antes de mesma. Mas alimentar-se bem, não significa aproveitar o sabadão para comer uma feijoada. Opte por alimentos saudáveis, leveis e de fácil digestão.

Pre-pa-ra! – O kit da corrida na maioria das vezes é liberado para retirada 2 dias antes da prova. Na noite anterior à prova deixe tudo arrumado. Separe a roupa que vai usar (lembre-se de escolher roupas bem confortáveis e leves), meias, tênis, acessórios (armband, pochete, presilha de cabelo, boné, óculos de sol), camiseta do Corre Mulherada!, número de peito, chip. Eu sou daquelas que deixo até o lanchinho semi pronto, enquanto me arrumo deixo apenas esquentando. Como entre a hora de sair de casa e a largada geralmente tem 1 hora e meia, você pode levar alguma coisa para mastigar quando chegar lá. Pode ser uma banana, fácil e prática para carregar e consumir (tudo vai depender do que comeu antes de sair de casa).  Ah, e não esqueça o protetor solar!

Programe-se – Olhe no dia anterior onde será exatamente o local da largada e programe o roteiro para chegar lá. Saia com bastante antecedência para evitar que algum imprevisto atrapalhe a sua largada. Para quem vai de transporte público lembrem-se que domingo de manhã geralmente os ônibus/metrôs/trens demoram mais para passar e para quem vai de carro fica a dica sobre o estacionamento, pois nem sempre é super fácil achar um local para estacionar.

Relaxe! – Programe-se para assistir algo leve na tv e que termine cedo. Não vá dormir de madrugada, pois o sono precisa estar ok para que você tenha um rendimento dentro do que planejou. Aconselho tomar um chá antes de ir para cama, de preferência de camomila. Eu sempre fico ansiosa no dia anterior à prova e durmo mal. Sempre tenho medo de perder a hora. Então, combine com uma amiga para te mandar mensagem/ligar quando ela acordar (né, Carô?!). Assim, ninguém perde a hora.

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Largada – Fiz um item especial para ela porque para mim é a melhor hora! Fico super emocionada, sempre cruzo a largada arrepiada. É muita energia boa nesse momento. Muito massa!!! Aproveite e não esqueça de dar 2 laços no cadarço do tênis, desta forma a probabilidade do seu tênis desamarrar durante a corrida é praticamente nula.

Dentro dos limites – Com os treinos, você já sabe mais ou menos quanto tempo você demora para completar determinado percurso. Então, nada de forçar no início, vá no seu pace para que não corra o risco de quebrar e não conseguir terminar a prova do jeito que imaginou. Se está acostumada a treinar alternando corrida e caminhada, faça isso! Mas lembre-se de tomar cuidado para não atrapalhar ninguém. Agora é você e você! Concentre-se e vá!

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Hidrate-se – Aproveite os pontos de hidratação para tomar uma água, molhar a nuca se estiver muito quente. Evite tomar toda a água de uma vez, muitas pessoas reclamam que se sentem mais pesadas quando fazer isso. Mas não esqueça de tomar muita água após a prova.

Divirta-se! – Isso começa antes da corrida, animando as amigas para os treinos (Oi, Mari!), marcando o ponto de encontro, na hora da largada, durante a prova quando encontramos algumas no percurso, ao cruzar a linha de chegada, ao pegar a medalha, ao conversar com as amigas sobre a prova…É tudo muito legal e depois dessa virão outras provas, porque vocês vão amar a energia.

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Alongamento – Há controvérsias sobre o momento ideal para fazer 0 alongamento. Alguns especialistas da área falam para não alongar antes, outros comentam sobre não alongar logo após a prova. Então, siga o que você acha melhor, mas não esqueça de tirar uns minutinhos para alongar-se ao longo do dia.

Seguindo as dicas acima, duvido muito que role algum imprevisto que “acabe” com a sua prova. Nada de nervosismo e boa prova! Nos vemos no domingo 😉

  1. Bruna Rieper Bruna Rieper disse:

    Emoçã!!! Foi minha primeira corrida, foi linda, foi emocionante, foi viciante….Era tanta mulher junta que lembro que passamos na largada uns 5 min depois que já sido dado o sinal.
    Ótimo post Ju, super completinho 🙂

  2. Evy disse:

    Eba!!!
    Dicas anotadas!!!

    Beijos e até domingo!!!

  3. Mari Trigo disse:

    Ai que emoção! Tô master empolgada, minha primeira corridaaaa!!!!!

    Espero conseguir encontrar vcs por lá!

    Bjokas

  4. Maricota disse:

    Opa, Dicas anotadas !
    E tamo junto domingo ! 🙂

    beijos

  5. Etienne Bandeira disse:

    Opa, minha primeira corrida será dia 10/11, mas neste domingo vou participar de um treinão para sentir como é dividir esse momento com outros amantes do esporte. Ótimo domingo pra todos nós!!

  6. Ju Baptista disse:

    Contanto as horas e minutos para Domingo!!!

  7. Cristina Anjos disse:

    Nossa, amei o post, esta tb será a minha primeira corrida…. amei as dicas, espero encontrá-las por lá. Até domingo e uma ótima corrida para todas. Bj

  8. Elaine disse:

    Olá, estou na metade do treino d uma planilha que peguei aqui no blog. 5km em 8 semanas. No dia 03.11 vai ter uma corrida aqui na minha cidade e eu tô querendo muito participar, mas não sei se vou conseguir, porque ainda tô na metade e não sei bem quantos kms eu faço nos treinos porquê só acompanho os tempos… Será que isso pode atrapalhar o meu treinamento? O que vcs acham? Gosto muito do blog. Bjs

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Elaine, a sua planilha tem treino no domingo que será o dia da corrida? Você pode seguir o que a planilha mandar para esse dia durante a corrida. Se não tiver e você queira participar da corrida mesmo assim, acredito que não haverão grandes problemas.

      Espero ter ajudado. Beijocas

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