beauty-tips-for-runners

Mulher vaidosa é vaidosa em qualquer situação, até mesmo no dia de uma prova, não é mesmo? Algumas adoram combinar a roupa, o tênis e até as unhas com a camiseta da corrida, outras investem em acessórios de cabelo para se destacar no mar de gente e há até quem não abra mão de se maquiar. Atendendo a pedidos de nossas leitoras, hoje vamos falar de alguns cuidados pré-prova para que você possa correr linda e confortável.

Roupas e tênis combinando

Se você cansou de usar legging preta em todas as provas e quer ousar um pouco mais, fazer combinações com a camiseta da corrida pode ser uma saída para se destacar. Calças e shorts estampados ficam uma graça e são super femininos, além de cores mais fofas e delicadas. A dica é evitar estrear uma peça nova no dia da prova. Não vai ser nada legal descobrir que a legging “escorrega” ou que o shortinho embola nas coxas bem no dia em que você queria bater seu recorde pessoal! Sempre experimente roupas e tênis novos nos treinos. No dia da prova, aposte naqueles que você sabe que não incomodam e deixarão você tranquila e despreocupada.

Unhas

Pintar as unhas é um ritual para muitas mulheres e combinar com as cores da camiseta ou até mesmo fazer pequenos desenhos fica super charmoso – especialmente na hora de tirar aquela clássica foto segurando a medalha no final da prova (adoramos!). Mas aqui tem um detalhe importante, que vai além da estética: manter as unhas dos pés bem cortadas e lixadas é fundamental para evitar machucados e até uma unha encravada. Por isso, na semana da prova, corte as unhas dos pés e deixe-as bem lixadinhas (mesmo que não vá aparecer com o tênis). Se sentir que tem um cantinho incomodando, é bom procurar um podólogo e evitar que essa dorzinha vire uma infecção.

Cabelos

A Mari já fez um post recheado de dicas de penteados para correr. É sempre bom levar um elástico reserva no dia da prova e, especialmente se você tiver franja ou usar um corte repicado, algumas presilhas ou mesmo uma faixa para segurar os fios rebeldes. E aqui também vale a dica das roupas novas: experimente o look em um treino primeiro. A tiara pode apertar a cabeça, a faixinha pode escorregar conforme você ganha velocidade e as presilhas podem machucar o couro cabeludo se mal colocadas. Bonés e viseiras também ajudam a manter as madeixas no lugar. Eu, que tenho o cabelo na altura dos ombros e bem repicado, aposto no bom e velho gel fixador. Fica tudo perfeitinho até o fim da prova 😉

Maquiagem e protetor solar

Maquiagem é opcional, mas proteção solar não! Por mais nublado que esteja, nunca se esqueça de usar protetor solar, especialmente no rosto (veja nossos favoritos). Quer o melhor de dois mundos? Aposte em protetores com coloração ou então bases com filtro solar (aqueles BB Creams também são uma boa opção). Apenas evite a área dos olhos e passar produto em excesso, pois, com o suor, ele pode escorrer para os seus olhos e incomodar bastante. Se for usar rímel, escolha uma boa máscara a prova d’água para evitar que seus olhos fiquem manchados (ninguém quer parecer um panda, né? rs). Nos lábios, um protetor labial (ou lip balm) com filtro solar é uma boa opção, mas há quem prefira batom mesmo. Nesse caso, escolha uma versão com boa fixação para não chegar ao final da prova toda borrada. Sim, isso acontece! Hahahaha… 😉

Eu, particularmente, uso um protetor solar com cor de base para dar aquela uniformizada na pele e um protetor labial com cor discreta. Após a prova, se você pretende ficar um tempinho passeando pelas tendas, vale retocar com um rímel e até um blush para ficar gata nas fotos.

Depilação

Como a maioria das provas acontece bem cedo, imagino que poucas mulheres deixam para se depilar no dia da prova, mas se você está pensando em fazer isso rapidinho no banho, repense! Logo após a depilação, a pele fica mais sensível e o uso de cremes e desodorantes, o atrito da roupa e até mesmo o suor podem causar coceira e irritação. Por isso, faça a depilação pelo menos um dia antes da prova.

Bijoux

Nada impede que você use brincos, pulseiras, colares e anéis na prova. Isso depende muito mais do quanto você fica confortável com esses acessórios (e se você não tem nenhuma alergia) do que de qualquer outra coisa. Mas, para evitar que você se machuque ou mesmo perca alguma coisa, escolha peças discretas. Brincos grandes podem bater nos fones de ouvido e incomodar durante a prova, por exemplo. Escolha com sabedoria!

Relógio e celular

Mais que acessórios, relógios e aplicativos de celular ajudam você a monitorar seu desempenho na corrida. Para quem não abre mão de ouvir uma boa música enquanto corre, mp3 player também é uma boa opção. Nas lojas de esportes, você encontra diversas opções de pochetes e armbands para deixar as mãos livres enquanto usa esses gadgets. Apesar de ser a opção mais clássica, há quem se incomode com o armband, por isso é bom experimentar em um treino primeiro. A pochete, apesar de ter fama ruim em termos de moda, pode ser mais eficiente (há algumas bem justinhas ao corpo, que quase não aparecem embaixo da camiseta).

Com todas essas dicas e muito treino, você estará mais do que pronta para enfrentar sua primeira (segunda, terceira, décima…) corrida. Tem mais alguma dica valiosa? Deixe nos comentários! 😉

  1. Mari Mari disse:

    Ju, corria meio ‘barangona’ no começo, kkkkk, agora a cada prova tenho caprichado um pouquinho mais, passei a usar base com protetor, troquei o boné por um viseira mais bonitinha (e em algumas provas nem uso), tô usando brincos, e tenho tentado combinar as roupas, mas preciso de dois tênis em cores diferentes, rs. (dando desculpa pra comprar mais tênis, tsc tsc) Adorei o post!

  2. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Também corria barangona no começo…ok, ainda corro MAS melhorei bastante. Agora me preocupo um pouco mais com penteado e roupa combinando, já o protetor solar uso desde SEMPRE! 🙂

  3. Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

    Vivo esquecendo o protetor solar. :/
    E tiro TUDO pra correr, até minha aliança. Se não, quando os dedos incharem fico cheia de coceira e vergões vermelhos. Tô longe de ir correr parecendo a Bela. hahaha

Deixe o seu comentário!