varizes_corrida_mulheres

Você tem varizes? Será que tem tendência a desenvolver varizes no futuro? Correr ajuda ou atrapalha na prevenção e  no tratamento dos vasinhos?

Para responder essas e outras dúvidas, conversamos com o Prof Dr Kasuo Miyake, cirurgião vascular especialista no tema (e que falou sobre varizes ontem mesmo no programa Bem Estar, da Globo).

***

Você poderia explicar brevemente o que são varizes e por que elas acontecem?
Varizes são veias que se dilataram e perderam a função das válvulas. As válvulas direcionam o sangue dos pés para o coração. As veias com varizes permitem que o sangue volte na contramão quando estamos em pé. Isso causa dor e inchaço. Causa, também, vasinhos anti-estéticos.

Além da questão estética, quais são os problemas que as varizes podem trazer para a saúde?
Estados avançados de varizes causam descamação na pele, inchaço, pigmentação e feridas nas pernas. Além disso, veias com varizes têm maior chance de trombose.

Como posso saber se tenho ou não tendência a ter varizes? 
O principal fator é hereditário. Contudo, mesmo sem tendência, quem engorda, não faz atividade física e usa hormônios femininos pode ter varizes mais rapidamente.

Quais são as atividades físicas mais indicadas para evitar varizes? A corrida, em especial, ajuda ou agrava a tendência a ter varizes?
O que agrava varizes é não fazer atividade física e ficar em pé, parada ou sentada o dia todo. As panturrilhas são o coração das pernas. Quanto mais exercício e alongamento, mais eficazes elas ficam. É errado dizer que corrida ou musculação dá varizes.

E quem já tem varizes, pode correr? Quais cuidados deve-se tomar nesse caso?
Pode sim. Nesse caso, o uso da meia de compressão é muito indicado. O ideal é procurar um cirurgião vascular, pois existem equipamentos, como lasers que disparam para os lados por meio de uma fibra óptica dentro das safenas. Essas técnicas evitam a retirada das safenas, que é a cirurgia tradicional de varizes.

O uso de meias de compressão previne varizes? 
Se forem de alta qualidade, elas podem evitar a cirurgia, mas nunca vão tratar varizes ou evitar vasinhos. Somente tratam os sintomas e evitam a progressão.

Quem já tem varizes pode fazer algum tratamento/cuidado paliativo para resolver o problema ou apenas a cirurgia resolve?
Tem uma técnica que eu desenvolvi e se chama CLaCS guiado por realidade aumentada (cryo-laser e cryo-escleroterapia). Nossa equipe conseguiu diminuir em 86% a necessidade de cirurgia de varizes com essa técnica desde 2005. O laser endovenoso também melhorou muito os resultados e diminuiu muito o repouso pós tratamento de safena. Hoje o paciente pode tratar na sexta-feira e trabalhar na segunda-feira. Tenho uma paciente que tratou as safenas com laser endovenoso e depois de 35 dias correu a meia-maratona de Buenos Aires!

kasuo_miyakeProf Dr Kasuo Miyake é cirurgião vascular, diretor geral da Clinica Miyake e presidente do International Meeting on Aesthetic Phlebology.

Fez faculdade, residência médica e doutorado na USP. É pioneiro no mundo no uso de realidade aumentada e laser no tratamento das varizes.

***

Caso você tenha mais alguma pergunta sobre varizes, pode colocar nos comentários que tentaremos responder 🙂

  1. Ana Paula disse:

    Tenho certeza absoluta de que a corrida ajuda MUITO a quem tem varizes de pequeno porte ou vasinhos ou a quem (por genética) haveria de portar varizes de grande porte.
    Meus pais têm varizes enormes. Minha irmã tem o mapa mundial em suas pernas, mas eu tenho poucos (para o meu padrão familiar) vasinhos.
    Quando comecei a correr há 11 anos atrás, meus vasinhos simplismente deixaram de surgir (eles surgiam aos montes)e tenho até a sensação (isto não posso afirmar com certeza) de que os vasos até diminuíram.
    Há aproximadamente 2(dois)anos aderi às meias de compressão de cano curto, mas não me parecem relevantes até o momento.

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Ana, já tentou usar as meias de cano longo, que cobrem toda a panturrilha? Depois vamos falar mais sobre meias de compressão aqui no blog! 😉

  2. Regina disse:

    Eu tenho varizes e vasinhos, assim como minha mãe, tias e tios 9sim, homens tb têm) e fiquei feliz com a notícia que a musculação não traz problemas!

  3. Carol disse:

    O adequado seria nao so dar como dica o tratamento a laser que esse medico faz. Mas todas as possibilidade de tratamento,ja que essa mesmo que ele diz e ele mesmo desenvolveu tem um valor inacessivel para a grande maioria das leitoras.

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Carol, nenhum tratamento médico deve ser considerado como “dica”, até porque, quando se trata de saúde, o que serve para uma pessoa não necessariamente é o mais indicado para outra — e isso envolve, claro, os custos desses procedimentos também. De toda forma, é importante conhecer as opções e conversar com seu médico para encontrar a melhor solução para o seu caso específico. 😉 Se você conhece outra técnica alternativa à cirurgia para o tratamento de varizes, por favor, compartilhe conosco!

  4. Rosa Mattos disse:

    Eu tenho muitas varizes, herança de família. Minha mãe sofreu por muito tempo com ulcera nas pernas, as vzs cicatrizava mas logo voltava. Tenho consciência que meu peso nao esta de acordo, tenho que emagrecer e tenho feito o que mais gosto…
    Antes de desenvolver caminhada e corrida, nao conseguia colocar as mãos nas minhas pernas de tão sensível que ficavam. Posso correr ou tem alguns cuidados?
    Sou professora de educação infantil, minha sala é de crianca de 1 ano a 2, temos 28 bebes para 4 professoras, tenho 47 anos , minha altura de 1,51 para 68k, de manha faço exercícios aeróbios e a a tarde vou trabalhar.
    Recomendaram tomar castanha da Índia, ajuda realmente?

  5. Liliane Silveira disse:

    Já fiz uma cirurgia de varizes e retirei muitas varicoses posso fazer corrida usando a meia de compressão???

  6. Liliane Silveira disse:

    Já fiz uma cirurgia de varizes e retirei muitas varicoses eu posso correr usando a meia de compressão???

  7. elza disse:

    Bom fiquei muito triste paguei um absurdo pra fazer os apliques em minha pernas e saber q pode voltar novamente esses vazinhos em minhas pernas.
    E tbem gostaria de saber em quantos dias eu posso voltar a fazer as minhas atividades físicas , musculação hidro, kangoo,pilats. meu medico me disse pra eu usasr as meias 3 dias mas ja vi aqui q tem q usar uma semana ou mais afinal qual ao serto? gostaria de saber quantas seringuinhas da quelas é um aplique e um aplique , quantas picada são? obg pela atenção bjoss

  8. elza disse:

    dizem que tudo tem que ser tratado de dentro para fora até nossos avós sabem disso e fazem isso minha avó e minha mãe po exemlpo, morreram com as pernas como de um bebe . se o problema é no sangue , porq os medicos ñ dão um tratamento para a sirculação do sangue se o problema é esse?
    atividades ajudam mas teria q ter algo assim pra ajudar bjosss

  9. Jucelia disse:

    Eu tenho trinta e quatro anos,tenho varizes desde os dezesseis.tenho medo de fazer cirurgia,não vou ter mais como fugir.queria saber se a cirurgia é perigosa,e se em Juiz de Fora existe esta técnica clacs.sou dona de comércio e o repouso por muitos dias para mim é complicado,não tenho ninguém para ficar no meu lugar e a técnica clacs,vai ser ótima para mim.

  10. Joseane disse:

    Tambem tenho varizes e vazinhos e mi sinto muito mal p por ter isso sou tão jovem eu naomi sinto a vontade tenkttenho vergonha de sair de ir a praia espero um dia podia ter condiçoes para remove-las.

  11. sueli disse:

    Bom dia. FIZcirugia nas duas pernas, na direita tirei a safena,a 17 dias está indo bem . Más vezes sinto q da canela para baixo fica inchado, dói, e a perna fica dura então começo a puxar a perna; as minhas perguntas são é normal? e o medico disse q só posso usar a meia q ele indicou depois q retornar a ele dq a 30 dias mas não me sinto segura sem a meia está certo? Ando dentro do apto, posso já andar na rua, na distancia de 1km? Agradeço a atenção. Fqm com DEUS

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Oi Sueli, acredito que o melhor é você seguir as recomendações do seu médico e tirar essas dúvidas com ele, afinal, cada caso é um caso. Se quiser uma segunda opinião, tente procurar outro profissional da sua confiança, que poderá dar uma orientação com base no seu histórico. Beijo!

  12. Sandréia disse:

    Pratico corrida há anos, mas nos últimos tempos tenho sentido as panturrilhas “pesadas” e com dor leve. Comecei a usar a polaina de compressão para correr, mas sinto que as pernas pesam mais ainda. Tenho a safena da perna esquerda comprometida (2/3 não funcionam), mas meu médico disse que se eu não sentir dor não seria o caso de retirá-la. Será que o uso das polainas não seriam indicas no meu caso?

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Oi Sandréia! Tudo bem? Pode ser que você esteja usando polainas no tamanho errado (apertadas demais), mas, como não somos especialistas na área, a melhor recomendação que podemos dar é que você converse sobre o uso das polainas de compressão com seu médico, que conhece seu histórico e poderá dar uma orientação mais adequada. Se você quiser, também vale procurar uma segunda opinião com outro profissional da sua confiança. Espero que dê tudo certo! Beijo, Ju

      • Sandréia disse:

        Obrigada pela resposta, Ju! Uso as polainas tamanho G, mas seguirei tua recomendação e procurarei outro médico, vamos ver o que ele diz. Abraços 🙂

  13. Ana disse:

    Gostaria de saber quais as contraindicação ao uso de meias elasticas esportivas?

  14. lucilia disse:

    Umas das herança que meus pais me deixou ,foi varizes,Já realizei 2 cirurgias de varizes,retirei as 2 safenas,Mas posso dizer fico muito triste, porque ainda tenho muitas,nem tinha tanto ,agora tenho mais…quero fazer caminhada, mas vou até com um pouco de medo,

  15. Claudemir oliveira disse:

    Eu sou homem e ja tenho varize isso eu sei que e genética pq minha mae tem e tenho so 16 e comecei a correr e sentir minha perna queimando mais isso nao ira muda o meu objetivo emagrecer mais e ter mais resistência no corpo

  16. Claudia disse:

    Olá, achei interessante as informações, tenho dores insuportáveis nas duas pernas, tentei fazer caminhada e corrida e parece que as dores aumentaram ainda mais e o pior tenho q esperar a bendita vaga do SUS pra operar e pelo que to vendo vai demorar!!! Devo insistir na corrida mês o sentindo dores???

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Oi Claudia, tudo bem? Se você está sentindo muita dor durante a atividade física, nunca é legal insistir. Nesse caso, procure conversar com um médico ou um profissional de educação física, explique a dor que está sentindo e veja a recomendação dele. É preciso uma avaliação individualizada para dizer com certeza, e só mesmo um profissional poderá fazer isso. Espero que você consiga ser atendida o quanto antes e que melhore! Beijo!!

  17. Jussi disse:

    Olá, tenho vasinhos principalmente na parte posterior dos joelhos, e na perna esquerda minha coxa parece o mapa mundi de tantos vasos. Faço musculação e comecei a caminhar e correr. Percebir uma veia mais aparente na parte posterior do joelho esquerdo, e estou temerosa em continuar a musculação, ou mesmo a corrida.
    Teria alguma recomendação?!

Deixe o seu comentário!