Ol√°, mulherada! ūüôā

Esses dias tava montando a minha lista de compras no supermercado e notei que em casa a gente consome pouco peixe, apesar de adorarmos. E n√£o √© s√≥ l√° em casa que √© assim, de acordo com dados do IBGE ‚Äď Instituto Brasileiro de Geografia e Estat√≠stica, em m√©dia, o brasileiro consome por ano cerca de 7 kg de peixe, quase metade dos 12 kg recomendados pela OMS ‚Äď Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde. E o peixe √© t√£o bom pra nossa sa√ļde, n√©? Os peixes t√™m baixo teor de gorduras saturadas, s√£o fontes de prote√≠na e ricos em vitaminas, minerais e √°cidos graxos como o √īmega 3, que auxilia no controle de n√≠veis de triglic√©rides e colesterol, principalmente o LDL, considerado um colesterol ruim. E ainda √©¬†uma excelente op√ß√£o para pratos leves e saud√°veis. ūüôā

 

Em casa um dos motivos da gente n√£o consumir tanto √© que eu sempre fico na d√ļvida de como comprar o peixe. Acabo optando pelos congelados, mas nem sempre encontro os que gostamos pra comprar. E na feira eu fico na d√ļvida de como comprar o peixe fresco. Mas a¬†nutricionista da rede Hirota, Adriana Miyuki Koizumi, deu algumas dicas para facilitar pra gente na escolha! ūüôā

Dicas para escolher o peixe

Para qualquer esp√©cie de peixe fresco, √© necess√°rio seguir algumas recomenda√ß√Ķes que auxiliam na escolha do melhor e mais adequado produto para qualquer tipo de preparo.

  • √Č importante que o peixe esteja lavado e limpo, sem vest√≠gios de areia, poeira, sab√£o qualquer outro tipo de material.
  • N√£o deve ter marcas de furos, cortes ou manchas que n√£o sejam caracter√≠sticas da esp√©cie.
  • As escamas precisam estar firmes e resistentes, al√©m de parcialmente transparentes e brilhantes e a pele √ļmida e bem aderida ao peixe.
  • Os olhos devem estar brilhantes e salientes, sem a presen√ßa de pontos brancos no centro.
  • A membrana que reveste a guelra, conhecida como op√©rculo, tem que estar r√≠gida e oferecer resist√™ncia a sua abertura. A parte interna deve estar brilhante e com os vasos sangu√≠neos cheios.
  • √Č importante checar as br√Ęnquias que devem apresentar colora√ß√£o de rosa a vermelho intenso, estarem √ļmidas e brilhantes, com aus√™ncia ou discreta presen√ßa de muco (l√≠quido pastoso).
  • Odor, sabor e cor devem ser caracter√≠sticos da esp√©cie.
  • No varejo devem ser expostos dentro de c√Ęmaras refrigeradas ou sobre uma espessa camada de gelo.

A nutricionista ainda afirma que os peixes s√£o op√ß√Ķes altamente saud√°veis e deveriam ser mais consumidos pelos brasileiros. ‚ÄúCada 100g de peixe cont√©m, em m√©dia, 93,7 calorias, 1,7g de gorduras, 19,6g de prote√≠nas, 27mg de c√°lcio, 197mg de f√≥sforo, 0,8 de ferro, e boas quantidades de √īmega3, principalmente em peixes de aguas frias e profundas como salm√£o, atum e sardinha, al√©m de vitaminas A, B2, B3 e E. Sem d√ļvida √© um alimento que deveria ser consumido quase todos os dias, pois auxiliam na preven√ß√£o de diversas doen√ßas‚ÄĚ.

E ai, bora comer mais peixe?

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