Olá mulherada!

Dando continuidade aos posts sobre “Como começar a correr”, vim falar um pouco sobre algo que nós adoramos: ROUPAS! 😀

Roupas Corrida

A corrida faz um bem danado ao nosso corpo, e todas nós (iniciantes, intermediárias e avançadas), sabemos que, no início, alguns detalhes podem atrapalhar a performance, causando desânimo e até desistência do esporte. Um desses detalhes é a escolha da roupa adequada.

Vou confessar que há pouco tempo não ligava muito pra roupa na hora de correr. Colocava um short, moleton ou legging e qualquer camiseta tipo aquelas de político e achava que estava óóótimo, afinal, pra que me arrumar se depois vou ficar toda suada e com a dignidade lá no pé?

Paguei a língua, pois percebi que não se trata de mera frescurite, e sim, existem estudos e toda uma tecnologia por trás de alguns tecidos, que faz uma enorme diferença no rendimento da atividade esportiva.

Dryfit Climalite UV

Dri-FIT, Climalite, Climacool, Amni, Suplex, Emana, Pet Dry, seja qual for o nome, são tecidos sintéticos especiais; como poliéster, poliamida e microfibra, que passam por alguns tratamentos nas fibras (não vamos nos aprofundar por aqui, não é mesmo?), e prometem diversos benefícios; como boa absorção da umidade, secagem rápida, equilíbrio térmico, proteção UV, infravermelho (ajuda na circulação), efeitos antibacterianos e até redução do ácido lático nos músculos!

 

camisetas_corridas

Uhum, tá tudo muito bonito… mas dentro de todas essas opções, qual melhor escolher?

Uma dica é olhar a etiqueta: dê preferência à poliamida (nylon), pois seu fio tem uma capacidade maior de absorção do suor (4% contra o poliéster com menos de 1% ), e possui um toque bem mais macio e geladinho do que o algodão.

 

etiquetas

A grande maioria das camisetas que dão nos ‘kits corrida’ são 100% poliamida. A diferença que nota-se de uma para outra são nas tramas (vejam os buraquinhos!): quanto mais abertas, maior a evaporação do suor e consequentemente mais fresquinhas elas são. O poliéster também pode ser usado para correr, e tem como vantagem o preço (bem mais barato que poliamida), porém é bem inferior quanto ao toque, e como dito anteriormente, retém mais suor dando a sensação de quentura. Que suadouro!

Já no caso dos shorts, saias e calças leggings, vai do gosto de cada um.

 

shorts

Calças leggings, alguns shorts de ginástica, e shorts que acompanham as saias, ou seja, itens que são mais coladinhos no corpo, possuem em sua composição: poliéster ou poliamida com elastano (estiiiiiica). Os mais soltinhos são em sua maioria: poliéster.

Meias

Pra mim, as meias são mais importantes do que tudo, pois meus pés criam bolhas até com sandálias Havaianas novas. Está aí uma coisa que investia há muito tempo antes de pensar em correr. Meias ideais usadas com o tênis correto para sua pisada (falaremos disso mais adiante), diminuem absurdamente as chances de terem seus pés machucados.

meias1

Dê preferência para as meias destinadas às práticas esportivas, que contém em sua composição: algodão, poliamida, poliéster e elastano, que além de dar a proteção devida, evita o famoso chulé. A boa e velha meia 100% algodão pode ser usada, mas não é a melhor escolha, por não aderir ao pé (por conta da costura) e não oferecer a proteção necessária, o que pode causar lesões.

Bom, espero que tenham gostado dessas diquinhas!

Como vimos neste post, roupas adequadas para correr ou malhar é um investimento que vale a pena. Não há necessidade de gastar fortunas em roupas esportivas de marcas mais caras, existem opções para todos os bolsos. Procure olhar na etiqueta, toque no tecido, estique e veja a trama.

Agora é só usar a criatividade e fazer as melhores combinações de acordo com seu gosto. Merecemos correr todas lindas, não é mesmo? 😉

 

  1. Mari Mari disse:

    Adorei todas as dicas! 😀 Já estava atenta ao tecido, mas não entendia as diferenças. As meias eu também indico as mais curtinhas, que são melhores pra corrida. 😉 Aquelas meias de ginástica só geram mais suor.

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Obrigada, Mari! 😀
      Tb prefiro as curtinhas e com costura, pois vestem bem o pé.
      No meu caso, se eu uso qualquer outra, ou tenho que calçar 2 meias ou é calo e bolha na certa!

      • Carolina Alborn disse:

        Pessoal, passar vaselina na parte interna das coxas não ajuda a evitar o atrito? eu passo entre os dedos do pé e na planta… curei as bolhas!

  2. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Sou mega relaxada com isso. Sempre achei que roupa de fazer atividade física era aquela velhinha que não serve mais pra nada, hahahaha. Nunca me atentei para material, nada!!! Agora que estou começando a querer sair para suar mais arrumadinha (não morram de vergonha de mim).

  3. Ana disse:

    Cara, AMEEEEI o post! 😀
    Me deu vergonha de ainda ser a mané que usa camiseta de vereador pra correr. hahhahahah

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Ai Carô, tb corria com camiseta de vereador até pouco tempo kkkkkkkkkkk
      Mas percebi que meu treino rende mais com essas camisetas que “sugam” o suor pq refresca e faz com que vc não “cozinhe” por dentro, fora que evita de vc pegar gripe como já aconteceu comigo.

  4. Juliana Sena disse:

    Adorei o post porque tenho problema em usar camiseta e agora, vou prestar a tenção na composição delas.
    Acabo usando só regatas para treinar, vou tentar comprar um outro tipo de camiseta e ver se me acostumo.
    Beijos.

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Ju, hoje em dia tem bastante regatas de poliamida com buraquinhos.
      Tenho 3 delas, até comprei na linha fitness da C&A e são bem boas, viu?

      Bjoo

  5. Anni Varanda Anni Varanda disse:

    Adorei as dicas Erica, quem não gosta de uma roupa da adidas e da nike pra correr e malhar, né? rs… Mas como eu ainda não tô podendo geralmente compro nessa loja aqui: http://memove.com.br/ acho o preço ótimo e as roupas é uma delicinha de usar em atividades físicas. 😉

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Anni, ótima dica, hein?
      Não sabia que a Memove tava vendendo roupas de ginástica!
      Na C&A tb vende e são bem boas, inclusive são as que uso mais pra treinar durante a semana 🙂

  6. Heloisa Lopes disse:

    Gente, outra coisa legal de prestar atenção é na parte de baixo…tenho as coxas muito grossas (maldito corpo pêra!) e por isso é impossível correr de shorts. Rola um atrito horroroso e o shorts vai subindo e embolando na virilha, uma vergonha, hehehe. Sempre treino de legging, mesmo no calor. Depois de intensificar os treinos dei uma emagrecida boa e fui toda faceira comprar um shorts, que mesmo com shortinho de lycra por baixo foi uma desgraça. Tive que abandonar o treino no meio! Isso acontece com mais alguém? Super invejo quem consegue correr de shorts!

    • Bruna Rieper Bruna Rieper disse:

      Heloisa, isso super acontece comigo…Emagreci 19Kg e fiquei felizona achando que poderia usar os shorts de corrida (aqueles soltinhos), mas como acontece com vc, ele embola todo na virilha e sempre tenho a impressão que ainda sou muito gorda pra usar esse tipo de shorts. Eu sinto muito calor correndo de legging e sabe qual foi minha saída? Short-saia, por baixo ele tem um short de lycra e por cima a saia bonitinha. O Short não embola e ainda tem o charminho de correr de saia…rs
      Tenta comprar uma (sempre compro as minhas na Centauro) ou mesmo só o short de lycra, aquela bem grossa que não sobe de jeito nenhum.
      Se esse é o motivo que você parou de treinar, seus problemas acabaram! rsrs ..Volta a treinar e conta aqui pra gente =)
      Beijos

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Ai Heloisa, sei bem como é!
      Todas as vezes que me aventurei usar short mais larguinho tive que passar hipoglós depois, por causa da assadura. rsrs
      Sou a menina das coxas grossas, mesmo quando estou mais magra. E meu caso é hereditário, as mulheres da minha família são “coxudas”.
      A dica do short-saia é ótima, inclusive foi a própria Bruna quem me deu. hehehe
      A parte de baixo (short) é lycra, por isso não há muito atrito nas coxas.
      Comigo funcionou!
      Tenta essa opção e depois nos conte o que achou 🙂

      Beijo!

  7. Pri Sales disse:

    Olá! Estava a procura de informações sobre a tecnologia Dri-fit, para tirar as dúvidas dos analistas aqui no escritório, e olha quem encontro! Adorei as dicas, foram muito úteis! Parabéns Érica!

  8. Gabi disse:

    Olá! Eu ainda não encontrei uma legging ou capri confortável pra correr. Elas sempre descem na cintura e tenho que ficar puxando por causa da pancinha rsrs alguma dica de alguma marca para comprar? Obrigada 🙂

    • Ju Vargas Ju Vargas disse:

      Oi, Gabi! Minha dica é você experimentar leggings que tenham também alguma compressão e sejam de cintura mais alta, elas ficam mais ajustadas no corpo 😉 Espero ter ajudado!! 🙂 Beijo! Ju

  9. Leidiana disse:

    Gabi, também tenho esse problema da legging caindo. Está impossível correr. Achei estranho site justamente pesquisando por esse assunto. Estava pesquisando para comprar shorts com elástico na cintura, mas percebi pelos comentários que não vai rolar. Se com calça jeans minhas coxas já roçam imagina de shorts. Vou tentar comprar umas legging mais apertadas, pq de cintura alta todas já são.

  10. Ana Flavia disse:

    Gente como faziam quando estavam mais gordinhas? Minha barriga balança, fico com vergonha então coloco camisa larga mas por baixo um macaquinho, mas esquenta né?

    • Mari Frioli Mari Frioli disse:

      Ana, eu usava calças com cintura mais alta e compressão, além de segurar as gordurinhas, ainda dá uma modelada no corpo. 🙂

  11. Maira disse:

    Nossa, amei o post. Nesse exato momento estou procurando um shorts pq sou muito calorenta.
    Tenho o problema da coxa grossa e bumbum gigante, mas não gosto de nada que me aperte.
    Difícil né ?

  12. Bianca Silva disse:

    Olá! Gostaria de saber a bibliografia deste post, se for possível 🙂

  13. Luísa Aleixo disse:

    Muito bom
    estou com uma inquietação
    no caso de mulheres como eu que tenhe os peitos grandes, qual seria a camiseta a propriada para usar?

Deixe o seu comentário!