Quem já colocou o chip errado e não teve seu tempo computado sabe a dor que é. Dar seu melhor na prova, seu aplicativo de corrida não funcionar direito e no final você não conseguir saber seu tempo é realmente muito triste.

Quando morava em São Paulo e estava no caminho para alguma prova e avistava alguém com o chip errado me dava uma dorzinha no coração (sou tímida e não gosto de ficar me metendo da vida alheia) mas eu ia fundo e falava pra pessoa que ela tinha colocado de forma errada e que daquele jeito não iria marcar o tempo. (Espero que ninguém tenha ficado bravo comigo por isso). 😛

O chip é um dos itens mais importantes em uma corrida, com ele o atleta tem seu tempo registrado de forma automatizada e esse tempo servirá para definir ganhadores ou apenas como controle do próprio atleta.

Como funciona: Na entrega do seu kit ou momentos antes da corrida você recebe seu chip, que pode ser descartável ou não (o chip não descartável deve ser devolvido no final da corrida, geralmente na entrega da medalha).

Cada chip tem um código de registro, cadastrado previamente com os dados do corredor. O chip é acionado quando o atleta passa pelos tapetes de leitura na largada e ao final da corrida, no pórtico da chegada também existem os tapetes que irão registrar seu tempo final assim que passar por eles.

Quando você receber seu registro, verá que nele constam dois tempos: Tempo Bruto – que é o tempo total da corrida desde que foi dada a largada até você passar pelos tapetes da chegada e o Tempo Liquido – Tempo cronometrado pelo chip, total de tempo de corrida desde que passou nos tapetes da largada até os da chegada.

Tapete de cronometragem de tempo.

Tapete de cronometragem de tempo.

Como colocar:

Chip retornável: A colocação do chip não descartável é muito simples e por isso não ocorrem muitos problemas de não cronometragem de tempo.

Deve-se passar o cadarço entre os furinhos do chip e dar um nó/laço bem forte para que não solte. Outra opção é usar aqueles arames para fechar embalagens (que vem no pão de forma, sabe? rs) apenas certifique-se de prender muito bem o chip.

– Não prenda seu chip na lateral ou parte de trás do tênis, o chip é feito para ser amarrado na parte de cima do mesmo, onde geralmente fica o cadarço ou no velcro no caso do 5 fingers.

chip1

Veja um vídeo explicativo:

Chip descartável: O chip descartável já é bem sensível e você precisa ficar muito atenta no jeito que coloca. O mesmo não poderá ser dobrado ou amassado e DEVERÁ ficar na vertical (como na foto explicativa abaixo) caso contrario não registrará seu tempo.

– Nada de chip no braço, no bolso, nas laterais ou traseira do tênis, viu?! 😛

Foto: sportseventos.com.br

Foto: sportseventos.com.br

Abaixo um vídeo que explica de forma simples e clara como colocar o seu:

Agora não tem mais o porque errar e passar raiva no final da corrida, né?

  1. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Estou morrendo de raiva porque meu tempo não aparece na M5K e juro que o chip estava colocado certinho!!!

  2. Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

    Sou a mais lerda e sempre me confundo pra que lado tem que virar o chip descartável. Na prova do Mc a Jú Ferrer que me lembrou que meu nome tinha que ficar pra fora. Haha.

  3. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    A primeira vez que fui colocar o chip me embolei toda hahahahahahah
    Hoje presto a maior atenção porque já fiquei sem meu tempo uma vez, e isso é muito triste! T.T

  4. Roberta disse:

    Meu tempo também não foi cronometrado nessa prova Ju.. =/

  5. Simone disse:

    Olá, fiquei mais confortável agora, mas fiquei tão triste ao ver que todas as minhas amigas estavam com o tempo marcado e eu que arrastei todas pra correr comigo.. rs…e o meu não marcou, nem na lista o meu nome aparece.. … que pena! Mas agora eu aprendi…. fazer o que, eu não me atentei. A minha sorte, é que tenho um vídeo com o tempo que cheguei…
    Ufa… fiquei mais alegrinha… rs Bjs…

Deixe o seu comentário!