CabeloeCorrida1

Todo mundo (ou a grande maioria) já sabe que fazer exercícios, seja ele qual for, é benéfico para o corpo e mente. Ponto para nós, mulheres corredoras! √
Mas como nem tudo são flores, percebi que os cuidados com os cabelos, tem sido motivo de preocupação geral da mulherada que corre. Falo por experiência própria, pois desde que comecei a correr, as madeixas parecem que criaram vida própria e para piorar a situação, sou japa e decidi ser rebelde e ‘trair o movimento’  ficando loira rsrs.  Por esse motivo, aproveitei que ia retocar as luzes e pedi algumas dicas marotas para a meu cabeleireiro sobre o que fazer para salvar o picumã.

Pré treino

Da mesma forma que nosso corpo precisa ser preparado para correr, através de aquecimento, nosso cabelo também necessita de um pequeno ritual para ‘receber’ os raios solares + aquela grande quantidade de suor que virá do couro cabeludo. Esse suor (composto de água, cloreto de sódio e outras substâncias que não entrarei em detalhes) quando seco, vira uma camada de sal nos fios, ou seja, se não for removido através de lavagem, poderá sofrer ações negativas sobre eles, sendo uma delas, o aparecimento da dermatite seborréica (caspa), causando coceira e, em alguns casos, vermelhidão. Sabe quando você sua muito e ao pegar no cabelo ele está duro? Então…é o excesso de sal que está sobre ele!

Se você corre em ambientes externos o cuidado deverá ser redobrado, pois além do suor, os fios estarão recebendo ações diretas dos raios solares. Falei sobre essas ações AQUI e AQUI. Agora, imagine a combinação de SOL + SAL no seu cabelo? Pois é…

CabeloseCorrida2

Te deixei com medo? sou especialista nisso rs  =P

A boa notícia é que você poderá evitar tanta agressão, com proteção das mais básicas, como uso de bonés e cremes do tipo leave in. Hoje em dia, existem marcas próprias para isso. Cuidado com o silicone e alguns tipos de óleos e dê preferência para cremes com proteção solar. Como em nossa pele, os raios solares provocam desidratação, envelhecimento e desbotamento dos fios, por isso a preferência aos cremes que contenham proteção em sua fórmula. Essa é uma maneira de revestir os fios e dar a eles uma camada protetora contra o suor e o sol.

Saiu com pressa de casa e esqueceu do boné e creme protetor? Quando for beber água durante a corrida, jogue um pouco nos cabelos, isto ajuda a hidratar e tirar o excesso de sal dos fios.

Penteados

Outra preocupação é com respeito aos penteados. A grande maioria gosta do bom, velho e prático rabo de cavalo, já outras (como eu), preferem as tranças. Seja o penteado que for, opte por elásticos forrados com tecido, pois estes prejudicam menos os fios evitando a quebra deles ou, em casos mais graves, alopecia por tração. Claro, o ideal é sempre prendê-los, pois evita o contato direto com a pele e com o sol, mas deve-se tomar os cuidados devidos 😉

cabelosecorrida3

A Mari fez um post super legal com dicas de penteados.

Pós treino

No pós treino, nada como uma boa lavagem usando seu shampoo preferido para retirar todo o resíduo que falamos anteriormente. Corre todos os dias? Lave todos os dias! Essa história de que lavar os cabelos diariamente é prejudical e blábláblá, é pura lenda!
Outra dica importante é fazer hidratação, que pode ser semanalmente ou de 15 em 15 dias (dependendo da condição do seu cabelo). No cabeleireiro ou em casa mesmo, usando seu creme preferido!

Cabelosecorrida4

 

São cuidados simples que podem fazer toda a diferença na saúde e consequentemente na beleza dos fios. Ninguém quer ficar com o corpo lindo e o picumã zuadão, né?

Tem mais dicas? Compartilha nos comentários!

  1. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Eriqueta, uso apenas o condicionador da linha l’oreal professional e vou te falar, não largo mais. Ele é uma maravilha, deixa os cabelos mega sedosos e muitas vezes nem preciso usar nada para domar os cabelos rebeldes. Super indico.

    (se quiser comprar me avisa, hahahaah)

    Beijocas

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Ótima dica, Ju!
      Vou testar pq olha…a situação tá tensa viu? kkkkkkkkkkkk

      *Como assim, se quiser comprar avisa? hahahah

      Beijo!

  2. Leila disse:

    O que mais me incomoda no cabelo é a marca que o elástico deixa. Já tentei de tudo para não ficar esta marca, mas não consigo.

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Ahhh, Leila
      Realmente incomoda, até porque o suor depois que seca marca tudo. 🙁
      Acho que só lavando mesmo.

      Beijo!

  3. Karenn disse:

    Amei, é a pura realidade…já vi gente dizendo pra usar shampoo seco e aquelas faixinhas, mas o cabelo continua sujo só mascarou um pouco a sujeira, ou seja, melhor coisa é lavar mesmo não tem jeito!

    • Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

      Karen
      Tb sou do time das que lavam hahahahhaah
      Acho um pouco nojentinho usar shampoo seco em uma cabeça que ficou mega suada. Só em último caso mesmo =P

      Beijo!

  4. Luciana Fortuna disse:

    Nem ligo de lavar o cabelo todo dia, o que pega pra mim, é o fato de eu treinar a noite e ter o cabelo cacheado, não sei como proceder e nunca vi uma posição final…
    Lavar e dormir com ele molhado ou lavar de manhã, antes de trabalhar?
    Eu acabo o treino perto das 21:30, aí é hora de ver janta, agenda do filhote, cachorra, marido, marmita, banho, se ainda for encarar o secador (que eu ODEIO), vou dormir 1h pra acordar ás 5h :/

  5. Talita disse:

    Dica: usar spin pins (grampos em formato de espiral) para fixar o coque ou a trança. Fica bem mais estável e super fácil de retirar sem embaraçar os cabelos.

Deixe o seu comentário!