0
  • No products in the cart.
Alimentação

Biomassa de banana verde: você sabe o que é? + Receita de shake pré-treino

cacho-de-banana-verde

A gente tem ouvido falar bastante da biomassa de banana verde nos últimos tempos e, a cada dia, novos produtos aparecem nas gôndolas do supermercado com esse ingrediente na sua composição. Mas, afinal, você sabe o que é a tal da biomassa?

Nada mais é que uma preparação, similar a um creme espesso, feita com banana nanica bem verde cozida.

Como tem baixo índice glicêmico (IG), sua digestão é mais lenta, fazendo com que a glicose seja liberada gradativamente no sangue. Isso mantém o nível de glicose controlado e diminui a liberação de insulina, colaborando para o aumento da saciedade e diminuição do acúmulo de gordura corporal. Por esses motivos, a biomassa de banana verde é considerada um alimento funcional.

Além de nutrir, a biomassa de banana verde promove diversos benefícios à saúde e contribui para a prevenção de doenças. “A biomassa funciona como um otimizador metabólico natural devido à ação do amido resistente“, explica Fernanda Seiffer, nutricionista consultora da Rakkau Suplementos Esportivos. “O amido resistente atua como as fibras alimentares, colaborando para a saúde do intestino e potencializando a absorção de todos os nutrientes ingeridos pela alimentação. Ele age como um prebiótico que fortalece a flora intestinal, aumentando a quantidade de bactérias benéficas. Seu consumo ajuda a potencializar a absorção de cálcio, ferro e magnésio, minerais importantes para atletas e praticantes de atividade física. Além disso, dificulta a absorção do colesterol e do açúcar, colaborando para diminuição da gordura corporal e controle do pico glicêmico.”

Por não tem cheiro nem gosto marcantes, a biomassa de banana verde pode ser usada na preparação de diversas receitas, doces ou salgadas, como bolos, pães, sucos e até mesmo molhos. “Recomenda-se a ingestão gradual para evitar desconfortos e obter todos os seus benefícios para a saúde. O ideal é até 30 gramas do produto, ou duas colheres de sopa”, orienta Fernanda.

Para comprar ou fazer em casa 

Você encontra a biomassa de banana verde pronta para comprar em lojas de produtos naturais ou pela internet. Mas, se preferir, pode fazer a sua biomassa em casa. Para isso, você vai precisar de um cacho de banana nanica verde (cerca de 10 bananas) – opte por bananas orgânicas ou de produção caseira, as encontradas nos supermercados passam por um processo de aceleração do amadurecimento e a fruta tem que estar bem verdinha mesmo!

Para preparar, lave bem as bananas com a casca, cortando a ponta de forma que a polpa da fruta não apareça. Coloque-as em uma panela de pressão, cobertas com água fervente, e cozinhe na pressão por 8 minutos. Dica: para facilitar a limpeza a panela de pressão, passe óleo em seu interior com o auxílio de um papel toalha.

Desligue o fogo e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas por mais 12 a 20 minutos. Após o cozimento, mantenha as bananas na água quente. Aos poucos, vá descascando uma a uma e coloque imediatamente no processador ou no liquidificador para bater. É imporante que a polpa esteja bem quente para que você obtenha a consistência desejada. Adicione água mineral até que ela vire um creme bem espesso e homogêneo (cerca de 100 ml de água mineral para cada cinco bananas).

Se você não for usar a biomassa de imediato, pode conservar na geladeira por até cinco dias, ou congelar por até três meses.

Shake Pré-treino. Foto cortesia Rakkau. Crédito: Shutterstock.

Receita: Shake pré-treino

Quer experimentar os benefícios da biomassa de banana verde? Então anote esta receita superfácil de shake pré-treino!

Ingredientes:
– 2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
– 1 maçã
– 1 banana madura
– 150ml de bebida vegetal de amêndoas

Para preparar, bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado. Se quiser, adicione algumas pedrinhas de gelo para deixar ainda mais refrescante. 😉

Testou essa ou outra receita com a biomassa de banana verde? Compartilhe conosco usando #comemulherada!

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Agora, ela está se preparando para completar sua segunda meia maratona em junho, no Rio de Janeiro (RJ).

1 comentário

Deixe uma resposta