Todo mundo gosta de uma forcinha a mais quando está querendo eliminar alguns quilinhos, né? Além de controlar a alimentação e aprender a comer melhor, é sempre bom saber quais alimentos te ajudam a dar uma acelerada no metabolismo e queimar gordura mais rapidamente. Tem muita coisa gostosa que faz esse papel e, por isso, adoramos a lista da doutora Fúlvia Gomes Hazarabedian, nutricionista da Bio Ritmo, com 11 alimentos amigos da dieta. 😉

alimentos-acelera-metabolismo-01

01 – Água

Já falamos várias vezes sobre a importância de se manter hidratada, mas não custa lembrar o truque: opte sempre por ingerir a água gelada, assim seu corpo tem que trabalhar mais para adequar a temperatura dela à do corpo e isso faz com seu metabolismo se acelere. Não precisa tomar muita água de uma só vez, tome várias vezes aos dias, aos poucos. Você é das que esquece de tomar água? Dá uma olha nessa nossa lista de aplicativos para te ajudar a lembrar. 😉

02 – Pimenta

Quando vi a pimenta na lista já pensei logo que ela acelerasse o organismo por algum motivo muito louco (como o aumento da temperatura corporal ou algo do tipo), mas na verdade ela possui capsaicina, uma substância que traz vários benefícios à saúde e estimula o sistema nervoso simpático a liberar mais catecolaminas, o que diminui o apetite. Com apetite menor você não sente a necessidade de ingerir tantas calorias ao longo do dia. Ha! Dessa eu não sabia. O legal é que dá para usar pimenta em pequenas quantidades em temperos de praticamente qualquer tipo de alimento.

03 – Aveia

Ela é rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam na perda de peso porque dão maior sensação de saciedade. É meio que a mesma ideia da pimenta: consumindo aveia você sente menos vontade de comer. O bom é que aveia fica boa com praticamente qualquer fruta, então é bem fácil encaixá-la na sua dieta. Você também pode combiná-la com o…

04 – Iogurte

Como todo alimento rico em cálcio, é importante para a saúde óssea. Além disso, tem proteínas, que ajudam na formação de massa muscular. Adeus, massa gorda!

05 – Chá verde

Como contém cafeína e alguns compostos termogênicos, aumenta a velocidade do metabolismo. Simples assim. Além disso, o chá verde tem substâncias antioxidadentes, que combatem o envelhecimento das células. Você pode saber um pouco mais sobre ele aqui.

alimentos-acelera-metabolismo-02

06 – Laranja

Frutas com baixo teor calórico, ricas em água e vitamina C ajudam a regular a insulina no corpo. Isso é bom porque quando temos uma concentração alta desse hormônio em nosso corpo, acumulamos mais gordura. Simbora tomar suco de laranja todo dia!

07 – Gengibre

A raiz, além de deliciosa (eu amo!), é rica em vitaminas B3, B6 e C. Além disso, tem baixo valor calórico e possui ação antioxidante. Dá para colocar alguns pedaços na água (olha aí, aproveita e junta os dois!), usar como tempero nos alimentos ou colocar no chá e em sucos.

08 – Brócolis

O ácido alfa-lipóico colabora para diminuir a porcentagem de gordura corporal e a regular os níveis de insulina no copo. Você pode encontrá-lo em alimentos ricos em vitamina C e cálcio, como o brócolis. Pode ser feito cozido, refogado ou no vapor.

09 – Salmão

Você sabe que ômega-3 é um ácido essencial na prevenção à doenças cardiovasculares, certo? Além disso, ele ajuda o corpo a manter um nível bom de cortizol (diminuindo assim a ansiedade e o estresse) e aumenta o metabolismo basal, que é a forma matemática de calcular a quantidade de calorias que o corpo necessita.

10 e 11 – Nozes e amêndoas

Ambas são ricas em ácidos graxos monoinsaturados que, assim como o ômega-3, aumentam o metabolismo basal. Só não vale exagerar, o ideal é que você consuma pouco, como lanche entre as refeições ou em saladas.

Já falamos também sobre alguns alimentos que ajudam a combater a ansiedade. Eles podem ajudar muito na hora em que estamos doidas para ver logo os resultados, né? Eu, pelo menos, viro a ansiedade em pessoa quando estou fazendo regime. ;p

  1. Lívia disse:

    Adoro pimenta, brócolis, gengibre e chá verde (mas este preciso fazer em casa, tenho tomado os industrializados, o que não é a melhor alternativa).
    Adoro os posts de vocês sobre alimentos 🙂
    Beijos, meninas!

Deixe o seu comentário!