0
  • No products in the cart.
Beleza & Saúde

Alimentos e exercícios físicos que aumentam a imunidade contra a gripe H1N1

Olá mulherada!

Com a aproximação do inverno, casos de H1N1 – uma doença transmitida por um novo tipo de vírus da mesma família da gripe – estão cada vez mais frequentes. E este ano chegou até bem antes, pegando todos nós de surpresa. Não é à toa que o governo investiu pesado na vacinação dos grupos de risco, como crianças e idosos. Se você não está nos grupos de risco e não está pensando em se vacinar numa clínica particular, há formas de aumentar sua imunidade e afastar a H1N1 do seu corpo. 🙂 Segundo especialistas da área da saúde, é possível se prevenir e aumentar a imunidade praticando atividades física e apostando nos alimentos certos.

exercicios-fisicos-aumetnam-imunidade-h1n1
A prática de atividade física, em geral, ajuda a aumentar a imunidade.

A nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do programa Bio Nutri da Bio Ritmo, explica que alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra a gripe e resfriado. “Além disso, o consumo de Vitamina A é importante para a manutenção da integridade das membranas mucosas e para o sistema imunológico. É importante procurar consumir abóbora, abacate, acelga, brócolis, caju, cenoura, espinafre, escarola, mamão, manga e fígado, por exemplo”, orienta a profissional.

O professor Isaias Lemes, também da academia Bio Ritmo, reforça que a prática de atividade física, em geral, também ajuda a aumentar a imunidade. “O yoga e pilates ajudam a melhorar a respiração e diminui o estresse. Os exercícios de musculação mantêm o corpo fortalecido, o que faz nosso organismo se tornar mais saudável. As atividades aeróbicas, como esteira e bike, aumentam a capacidade cardiorrespiratória, melhorando o condicionamento físico e circulação sanguínea”, complementa o professor.

Os especialistas indicam que a prática de atividade física, aliada a uma alimentação saudável, compõem a fórmula perfeita para harmonizar o nosso corpo contra doenças como a gripe H1N1. A nutricionista Fúlvia Hazarabedian reforça que os consumo de água também é essencial. “Em casos de gripes o líquido dilui o muco e ajuda em sua eliminação, melhorando sintomas de obstrução nasal e dor de cabeça”, ressalta.

h1n1-alimentacao-saudavel-doenca-longe-cuidados
Alguns nutrientes, como vitaminas, minerais, ômega-3 e probióticos, são bons aliados contra a gripe e resfriado.

Confira aqui uma lista de alimentos para incluir no cardápio de casa e turbinar a imunidade da família inteira:

Aposte em vegetais e frutas secas, chá verde, sucos de uva e laranja, cebola, tomate, chocolate amargo com 70% cacau. Consuma flavonoides antioxidantes. São substâncias que possuem ação antioxidante e anti-inflamatória, auxiliam na recuperação de resfriados.

Inclua na dieta as ostras, oleaginosas, como nozes e castanhas, semente de abóbora, além de variados tipos de carne e alimentos integrais. O zinco também tem sua importância para o sistema imunológico.  É importante para a síntese de células imunológicas e também na ação de defesa contra vírus, bactérias e fungos

Faça a ingestão de acerola, caju, limão, laranja e tangerina. A Vitamina C não cura a gripe e resfriados, mas ajuda na prevenção e ameniza os sintomas. Além disso, possui atividade antioxidante.

post_parceiros_BR_2015

Mari Frioli

1 comentário

Deixe uma resposta