Olá mulherada!

Vocês estão acompanhando a campanha “Mulheres pelo Coração” da Fundación MAPFRE? Desde o mês passado eles estão com diversas ações super legais que focam na saúde do nosso coração. <3

Do dia 11 ao dia 24 deste mês a campanha estará presente em algumas feiras livres de São Paulo falando sobre os alimentos mais indicados para a mulherada fortalecer o coração. Cerca de 30 feirantes parceiros da iniciativa distribuirão o guia “Pela Saúde do Coração” e as barracas terão placas indicando alguns dos alimentos que contribuem com a saúde do coração. Na zona norte estarão às terças-feiras na Rua Alfredo Mario Pizzoti, 370 na Vila Guilherme, na zona sul estarão às quartas-feiras na Av. Bem-te-vi, 104 em Moema, na zona leste estarão às terças-feiras na Rua André Vidal, 22 no Tatuapé, na Rua Manuel Gaya, s/n às quintas-feiras, na zona oeste estarão presentes na Praça Benedito Calixto, 251 em Pinheiros às terças-feiras, e no centro estarão presentes na Praça Charles Muller, s/n no Pacaembu aos sábados. As feiras livres ficam montadas das 6h às 14h.

Quem morar na região, não deixe de ir lá participar da campanha, haverá muitas dicas. Agora, se você não mora em São Paulo ou mora num bairro distante, trago aqui algumas dicas da nutricionista do Hcor, Rosana Perim, de alimentos que você pode incluir já na sua alimentação e manter seu coração saudável.

Peixes

Ricos em ômega-3, possuem ação anti-inflamatória e também auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e triglicérides e aumento do bom colesterol (HDL).

Azeite de oliva

O tipo extra virgem reduz os níveis de colesterol ruim e aumenta o colesterol bom. Dessa forma, previne doenças cardíacas e aterosclerose.

Aveia

O farelo de aveia é o alimento mais rico em fibras solúveis e com maior capacidade de diminuir o colesterol sanguíneo, reduzindo a absorção de colesterol e retardando a digestão das gorduras.

Soja

Possui efeito em reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, pela ação das proteínas da soja e das isoflavonas, classe de substâncias vegetais que têm funções semelhantes ao estrógeno humano. As principais fontes são o feijão de soja, o queijo de soja (tofu), o molho de soja (shoyo), a farinha e o leite de soja, dentre outros.

Suco de uva integral

Os flavonoides presentes na uva podem agir como substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

Todos esses alimentos são fáceis de encontrar nas prateleiras do supermercado, na feiras e nos restaurantes. Vale sempre tentar adicionar um ou outro nas suas refeições para manter seu coração saudável. 🙂

E o que evitar na alimentação?

Há alguns alimentos que já são super conhecidos como inimigos do nosso coração, como o sal e açúcares em excesso, e as gorduras saturadas, trans e colesterol.

O sal em grandes quantidades, pode elevar a pressão arterial, contraindo as artérias e consequentemente aumentando as chances de infarto e derrame, além de comprometer o funcionamento dos rins. Devemos ter uma atenção especial aos alimentos industrializados e processados, como sopas instantâneas, temperos prontos, salgadinhos de pacote, enlatados, conservas e defumados.

Devemos consumir o sal com moderação (o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é 5 g de sal por dia). Para consumir menos sal, o conselho é usar e abusar da dupla alho e cebola, que dá um gostinho especial aos pratos salgados. Outras opções podem ser as ervas aromáticas: alecrim, manjericão, tomilho, hortelã, salsa, erva-doce, louro, coentro ou sálvia, assim como temperos do tipo pimenta, curry, páprica, noz-moscada, gengibre, canela, açafrão e cravo, que melhoram o sabor dos alimentos, sem comprometer a saúde, e ajudam a reduzir os níveis de pressão arterial. Na salada, a dica é usar azeite, vinagre, limão ou molho vinagrete. O sal light é outra opção para substituir o sal de cozinha. Sua composição é de 50% de cloreto de sódio e 50% de potássio.

Outro inimigo do coração é o excesso de açúcar na alimentação, que pode levar ao aparecimento da obesidade e diabetes. Evitar os doces é uma tarefa quase impossível para muitas mulheres, especialmente nos períodos de TPM, quando o açúcar age como um calmante emocional, além de ajudar na produção de serotonina, hormônio encarregado de regular o humor e a sensação de prazer e bem-estar. Muitas vezes, o consumo do açúcar passa despercebido, por isso não exagere no consumo de doces, chocolates, refrigerantes, massas e pães. A OMS recomenda que a ingestão de açúcar não passe de 5% do total de calorias por dia, o que equivale a seis colheres de chá de açúcar em uma dieta de 2 mil calorias, por exemplo.

Já as gorduras saturadas, trans e colesterol promovem o aumento dos níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. E são sempre mencionadas como vilãs de diversas doenças cardiovasculares. O consumo excessivo, de gordura de origem animal, frituras, alimentos industrializados feitos com gorduras trans e de carboidratos refinados podem favorecer o acúmulo de placas de gordura nas artérias, dificultando a passagem do sangue e aumentando, assim, o riscos de infartos e AVC. Essas gorduras estão presentes na gordura animal, óleo e polpa de coco, dendê, banha, gema do ovo, frutos do mar (camarão, lula, marisco, polvo), vísceras (fígado, coração), leite e laticínios integrais, manteiga, queijos amarelos, frios e embutidos. Já as gorduras trans, aparecem em algumas bolachas recheadas, sorvetes cremosos, molhos prontos, folhados e alimentos com consistência crocante.

Há gordura boa, as de origem vegetal que são consideradas essenciais para a nossa saúde, conhecidas como poliinsaturadas e monoinsaturadas, são encontradas no óleo de soja, milho, girassol e canola, no azeite de oliva, abacate, em azeitonas e nas oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas, castanha-do-pará e amendoim). Elas não aumentam o colesterol, mas são calóricas, então podemos consumir, mas com parcimônia. 😉

Doenças cardiovasculares podem ser evitadas com uma alimentação saudável, então bora comer direitinho. 😉

Sobre a Fundación MAPFRE
Com sede na Espanha e atuação em 29 países, a Fundación MAPFRE é uma instituição sem fins lucrativos, que promove e investe em atividades de interesse geral da população. No Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social e Promoção da Saúde.

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