Acelerando o metabolismo

Aceleraaa, mulherada! ūüėČ

Oi, meninas!!

O verão começa oficialmente neste fim de semana, o Natal está aí e logo mais é 2015! Como o tempo passa voando, não é mesmo?

Se voc√™ est√° precisando de um pique extra nesse fim de ano, que tal anotar algumas dicas para acelerar o seu metabolismo? Essas mudan√ßas de h√°bitos podem ajud√°-la n√£o s√≥ a deixar a pregui√ßa e o sedentarismo de lado, como tamb√©m a aumentar seu ganho de massa magra e melhorar sua performance na corrida! ūüėČ

Tudo começa pela alimentação

Voc√™ j√° deve estar careca de saber que escolher alimentos mais saud√°veis, ou seja, menos processados, √© essencial para uma vida mais ativa. Sempre tem um ingrediente¬†novo que vira queridinho por suas propriedades funcionais (j√° falamos aqui sobre os melhores alimentos para quem corre), mas eu gosto de simplificar com uma regra bem b√°sica: se minha av√≥ reconhece isso comida, ent√£o √© porque √© bom! Hahahahaha… ūüėČ

Nem sempre dá para comer em casa, mas sabendo escolher e como montar um prato equilibrado, você pode comer na rua e até mesmo fazer uso de alimentos prontos e super práticos sem fugir do seu plano alimentar.

Coma em por√ß√Ķes menores, v√°rias vezes ao dia

Você acorda naquele desespero e vai direto para o trabalho, sem nem tomar um copo de água. Aí se enrola respondendo mil e-mails e, quando se dá conta, já passou da uma da tarde. Na hora do almoço, bate aquele patrão de dar inveja e passa a tarde toda a base de cafezinho e chicletes. De noite, chega em casa querendo comer a maçaneta da porta de tanta fome! Tem algo errado nessa história? Opa, se tem!

Ficar longos per√≠odos em jejum √© p√©ssimo¬†para o seu metabolismo! Se voc√™ fica muito tempo sem comer, seu corpo come√ßa a estocar calorias pensando que voc√™ pode vir¬†a passar fome…¬†e come√ßa a economizar energia onde pode.

Por outro lado, se voc√™ come v√°rias vezes ao dia (de 5 a 6, fazendo lanches entre as refei√ß√Ķes principais de modo que voc√™ n√£o fique mais do que quatro horas sem comer), seu corpo vai perceber que n√£o √© preciso entrar no modo “reserva”. Ou seja: nada de¬†pular o caf√© da manh√£!

Beba √°gua

Sabe aquela recomenda√ß√£o de beber pelo menos dois litros de √°gua por dia? N√£o √© besteira! Hidrata√ß√£o¬†ajuda a melhorar a concentra√ß√£o, a pele, o rendimento nos exerc√≠cios f√≠sicos (j√° se sentiu tonta na academia? pode ser falta de √°gua!), a sua sa√ļde de modo geral. E nada de trocar √°gua por suco ou refri, hein?! rs

A √°gua ajuda o sangue a transportar oxig√™nio para os m√ļsculos, por isso, na falta dela, voc√™ fica lenta, menos ativa e… queima menos calorias!

Mexe a cadeira!

Ter bastante massa magra √© fundamental para manter seu metabolismo trabalhando por mais tempo. E a atividade f√≠sica √© a chave para isso. N√£o basta comer direitinho: tem que se mexer! Ent√£o bora correr, pedalar, pular corda, subir escadas, dan√ßar, deixar o carro na garagem quando for resolver alguma coisa pelo bairro, levar seu cachorro para passear… Atividade f√≠sica n√£o precisa ser sin√īnimo de chatice nem de sacrif√≠cio: fa√ßa o que te d√° prazer!

Al√©m de exerc√≠cios aer√≥bicos, √© importante dar aten√ß√£o √† muscula√ß√£o. Um corpo fortalecido, al√©m de mais definido, fica menos propenso a les√Ķes. Ou seja: vai ajudar voc√™ a dar um g√°s nos treinos de corrida¬†e conquistar aquela meta que voc√™ tanto quer, sejam 5, 10 ou 42k! Sem falar nas endorfinas, n√©? ūüėČ

Bons sonhos!

Dormir bem n√£o s√≥ ajuda a deixar seu humor melhor, como acelera o metabolismo. Estudos comprovam a rela√ß√£o entre corrida e sono, e a import√Ęncia do descanso para uma boa performance. O ideal √© manter¬†uma rotina tamb√©m para dormir, procurando deitar e levantar no mesmo hor√°rio ao inv√©s de dormir poucas horas durante a semana e “compensar” dormindo at√© o meio-dia no doming√£o.

Essas dicas podem parecer repetitivas, mas √© t√£o dif√≠cil coloc√°-las em pr√°tica, n√£o √© mesmo? Uma boa ideia √©¬†se inspirar nesse plano de a√ß√£o para as suas metas para 2015 — e para toda a vida!¬†Ano novo t√° chegando, quer incentivo melhor para buscar mais equil√≠brio e bem-estar? ūüėČ

(Com informa√ß√Ķes da¬†Boa Forma)

  1. Chell disse:

    Adorei isso =D

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