No meu último post comentei sobre a importância do fortalecimento abdominal na corrida, dessa vez vou falar sobre a importância da musculação no auxílio aos treinos para a corrida. Ela é super benéfica para os treinos de corrida, serve para melhorar o desempenho e prevenir possíveis lesões.

Pra mim, o ponto mais importante da musculação é a prevenção de lesões. Tanto que meu treino não é voltado para o meu desempenho na corrida, simplesmente porque esse não é meu foco. Claro que sempre quero diminuir um minutinho na “próxima prova”, mas não vivo em função disso.

Você pode optar por fazer os treinos de fortalecimento muscular nos mesmos dias que faz os treinos de corrida, ou alternar os dias dos treinos. Tudo depende do tempo que você tem disponível para ficar na academia e do que seu instrutor indica como melhor forma para você atingir seu objetivo.

Segundo a The Finisher, podemos dividir os treinos da seguinte forma:

  • Se o objetivo é o ganho de potência aeróbia, deve-se realizar o treino intenso de corrida primeiro e, ao final, o de fortalecimento (com volume e velocidades reduzidos);
  • Quando a prioridade é o ganho de força e potência muscular, deve-se iniciar os treinos com musculação de grande intensidade e, na sequência, fazer o trabalho de corrida com volume e intensidade reduzidos;
  • Se o objetivo for hipertrofia muscular, uma boa sugestão é dividir os dias de treino da seguinte forma: corrida intensa no mesmo dia de treino de membros superiores e corrida leve nos mesmos dias de treino de membros inferiores (viram, tô fazendo certo!).
foto

Várias fotos entre uma série e outra

Viram quantos benefícios a musculação tem? Dá pra ficar durinha, correr melhor e ainda ajuda a emagrecer. Com tantos benefícios que tal repensar, criar coragem e ir pra academia fazer um pouquinho de musculação? E nada de falar que não vai porque tem medo de ficar forte demais porque isso não existe, tá? Você irá evoluir aos poucos e quando achar que atingiu seu objetivo, você pede ao treinador um trabalho para manter pra não ficar mais forte.

 

  1. Bru Rieper disse:

    Primeiro: Tá gata!
    …Hoje começo na academia nova, e a primeira coisa que quero fazer é pedir um treino bacana pro instrutor. Ultimamente tenho feito só esteira e Spinning e sei que preciso muito da musculação, até mesmo para perder peso.

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Primeiro que me sinto lisonjeada ao ser elogiada pela Barbie Rieper <3

      E vai de cum força na musculação, Bru. Acho que ela é boa pra auxiliar no desempenho de todo e qualquer esporte. Fora que acelera o processo de deixar tudo durinho.

      Beijocas

  2. Pri disse:

    Juuuu… que orgulho de ver vc assim… Linda e toda boa!!! hahahahahaha
    Vai lá… conforme prometido to me empenhando… Corridinha 2 x/semana e cross fit outras 2… E o que ta dando por enquanto… Logo, logo te alcanço e começo comas provas!!! Bjuuuu e muuuita admiração!!!

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Ahhh essas amigas que já começam o dia te elogiando. É muito amor.

      Tá boa a rotina de treinos, qualquer dia desses você marca uma visitinha pra mim pra fazermos uma prova juntas 😉

      Beijocas

  3. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Só passei pra te dizer que: JU, VOCÊ TÁ GATA E GOSTOSA!!!! wooooooow

  4. Ana Carolina L. do Amaral Ana Carolina L. do Amaral disse:

    Tô DOIDA pra poder ir pra academia. Agora não rola, não quero fazer plano mensal em lugar nenhum pq é mega caro.. o jeito é esperar.

  5. Anni Varanda Anni Varanda disse:

    Antes do meu comentário… DIVA!

    Ju, eu tenho uma amigo corredor tbm e ele sempre me fala “Anni, tem que fazer musculação, olha as lesões que eu tive por conta de não praticar musculação”… Pelo fato de eu quase não ter tempo de ficar na academia, foco no aeróbico, mas ultimamente tô pegando mais firme na musculação, porque realmente é necessário, tks pela dica. Beijo!

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Obrigada, Anni. Assim fico tímida.

      Divide o tempo entre musculação e aeróbico que vc verá como os resultados melhorarão.

      Beijocas

  6. Tina disse:

    Olá, entao hj conversando com a instrutora da minha academia ela me aconselhou Ñ fazer musculação (pode isso Arnaldo?) ja q meu objetivo é fazer a meia maratona da Ascics esse ano em agosto, achei mega estranho, como sou corredora a pouco tempo eu acatei, mais q é estranho é, nos dias q ñ tem treino de corrida ela disse pra eu fazer treino de tiro e trote???? Ai q deu nó na caxola O.o
    Oq eu faço meninas, ajuda eu kkkkkk
    bjin Ü e PARABENZÃO pelo blog!

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Mas menina, estou chocada com a professora da sua academia. Na minha opinião eu procuraria outro profissional. Não tem outro professor nessa academia? Porque tudo o que a gente vê por aí é que todo mundo que corre faz fortalecimento muscular justamente pro corpo aguentar a carga toda da corrida.

      Boa sorte!

      beijocas

  7. Roberta disse:

    Ju, to começando a correr e a fazer musculação tb, mas preciso perder peso (só uns 15 quilos hehe). Vou 5 dias na semana bem cedinho (30 min de esteira e 30 min de musculação), mas nesse tempo aguento por enquanto correr só 10 minutinhos. O q vc acha q seria melhor? Fazer primeiro o aeróbico e depois partir pra musculação ou o contrário? Bjo

    • Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

      Rô, lembrando que não sou profissional de educação física, apenas uma entusiasta…como seu foco é perder peso, eu começaria com a musculação e depois faria o aeróbio. Quando comecei a treinar, foi assim que me indicaram fazer, não sei se de lá pra cá mudou alguma coisa por causa dos estudos na área, mas enfim. Faz o aeróbio depois. O ideal é sempre perguntar ao profissional da área que te acompanha 😉

      Beijocas

Deixe o seu comentário!