Beber água é fundamental para nós sobrevivermos, afinal, nosso corpo possui de 45% a 70% de seu volume só em água, e a água possui um papel importantíssimo na regulação da temperatura corporal, além disso, beber água faz com que seu organismo funcione direito. 🙂

Importância da hidratação

A hidratação é um dos aspectos mais importantes antes, durante e após uma atividade física, pois durante uma corrida perdemos líquidos e minerais (a taxa de transpiração varia de pessoa pra pessoa, mas costuma ser entre 1 e 2 litros por hora de exercício). Se hidratar adequadamente é essencial para que o rendimento físico e a saúde não sejam prejudicados.

O ideal é ingerir água ao longo de todo o dia, e isto deve ser tornar um hábito, um dos melhores que podemos ter. 😉 Antes da corrida é recomendada a ingestão de 400 ml a 600 ml no período de duas horas antes de correr. Durante a corrida o ideal é ingerir de 150 a 250 ml a cada 15 ou 20 minutos (e isso é importante, pois ajuda a retardar o aparecimento da fadiga). E após a corrida o ideal é beber água logo após terminar a corrida. Para saber direitinho quanto beber de água após o treino, a National Athletic Trainers’ Association recomenda a seguinte estratégia: pese antes e depois do exercício e então beba 500 ml de água ou isotônico para cada 500 gramas perdidas. Claro que não dá pra fazer isso em toda corrida, mas faça em alguns treinos para você ter uma noção de quanto precisa ingerir.

Na teoria, em treinos e provas que não ultrapassem uma hora não é necessário ingerir outros líquidos além da água. Mas água de coco é uma excelente bebida, pois possui muito potássio (e geladinha é tudo de bom, né?). Se o seu treino ou prova ultrapassar uma hora é importante beber bebidas esportivas, pois elas possuem sódio e outros minerais que são muito importantes para quem se exercitou por muito tempo.

Água na temperatura ambiente ou gelada?

Gelada, pois melhora a temperatura corporal e fica mais agradável ao paladar. E ainda ajuda a emagrecer (a mulherada pira, rs), de acordo com estudos o corpo gasta mais energia e acelera o metabolismo para igualar a água à temperatura do corpo.

Como saber se estou bem hidratado?

É muito simples, é só observar a cor da própria urina. Se ela estiver tendendo para a cor âmbar, em vez de amarelo claro, isso será um sinal evidente de que é necessário ingerir mais líquidos.

Muitas vezes só bebemos água se estivermos com sede, mas este é o primeiro sinal de desidratação, não espere sentir sede para beber água. Outros sintomas da desidratação são fadiga e dor de cabeça leve. Uma desidratação forte mostra sinais mais claros como: náusea, calafrios, batimento cardíaco acelerado, inabilidade de suar, e testa avermelhada.

Eu não tenho o hábito de tomar água, #comofas?

Dica da garrafinha

Tenho uma dica que já passei para vários amigos e funciona! 😀 Pegue uma garrafinha e faça marcações nela, como na foto ao lado (clique sobre ela para ver maior).

Daí é só beber de hora em hora um pouco de água, e se você pular, você bebe tudo que esqueceu. 😉

Outra coisa que pode te ajudar (e também funcionou com um amigo) é comprar sucos em pó (tem várias opções sem açúcar e pouquinhas calorias) e acrescentar à água e ir diminuindo a quantidade do pó até se acostumar a tomar a água pura. 😉

Carregar uma garrafinha de água ou deixar uma na mesa do trabalho também ajudam a não ter preguiça de tomar água.

Tomar bastante água ao longo do dia é super importante para ter uma boa saúde. 😉 Já tomou água hoje?

  1. Talita Soares Nabarro disse:

    Oie… estou adorando o blog e os posts.
    leio todos.
    esse da água achei interessante.
    Corro desde Fevereiro de 2012 e depois da caminhada contra o sedentarismo (CITY WALK) onde fiz um teste de hidratação e deu uma alta desidratação, aprendi a tomar água diariamente, tomo mais ou menos 1,5L + 1L de chá verde que amo.
    Sempre fui super desregulada quanto ao meu intestino depois dos meus bebês (2 – Lucas 9 anos e Laura 6 anos) e por incrível que pareça, em 3 meses tomando água regularmente e com frequência, não preciso de activia, yakult e nem tamarine (rs).
    Então mulheres, bebam água.
    Sem contar que a pele é outra. O cabelo muda. As unhas mudam. Tudo melhora em nosso corpo quando estamos bem hidratado.

    • Mari Mari disse:

      Talita,

      Eu sempre gostei de beber água, mas não controlava quanto bebia, então tinha dias que bebia bem (uns 2,5l), mas tbm tinha dias que bebia só 500ml com a correria. Depois que comecei a correr, decidir mudar tudo nos meus hábitos e passei a controlar.

      Realmente faz toda essa diferença, sinto a pele mais bonita (tenho acne e diminuiu bem), tudo fica melhor. 😀

      Obrigada pelo comentário! <3

  2. Ju disse:

    Mari,
    Sou péssima para beber água. Só lembro quando estou com sede ou treinando. É horrível, eu sei, mas estou aprendendo a melhorar.
    Beijão sua linda e amei o Corre Mulherada

    • Mari Mari disse:

      Ju, eba! Você por aqui. Adoro seu blog.
      Espero que logo incorpore o hábito de tomar água, ainda mais agora prestes a ser uma maratonista. 😀

  3. Ju Ferrer Ju Ferrer disse:

    Vixi, sou a louca da água. Tomo, facilmente, 3 litros por dia. Não sei de onde surgiu esse hábito, mas adoro. Pela manhã é a primeira coisa que faço.

    Beijocas

    • Mari Mari disse:

      Ju, ainda não tenho o hábito de tomar de manhã. Mas sei que ajuda a emagrecer e preciso incorporar, rsrsrs. 😛 Eu tomo mais quando treino e principalmente o trabalho, encho a garrafinha várias vezes. 🙂

  4. Ana disse:

    Adorei a dica da garrafinha, Mari! Beber água pra mim é um hábito, tomo mais de 2 litros por dia. Hahha. ALOCKA!
    Mas pra quem não tem o costume essa tática da garrafinha é ótima!

    • Mari Mari disse:

      Ana, tinha dois funcionários que não bebiam um gole de água e sou aquelas chefes que pensam na qualidade de vida e fiquei enchendo o saco pra eles beberem mais. Só funcionou com estas táticas. 🙂

      Água é tão gostoso, lembrei até de uma coisa que já me aconteceu mais de uma vez na fila do supermercado! Tava com o carrinho cheio de bonafont e me falaram que beber muita água faz a pessoa enferrujar, kkkkkkkkk. Morri de rir e falei que vou ficar enferrujada então! As duas vezes foram senhorinhas. 😛

  5. Erica Imanishi Erica Imanishi disse:

    Adoro beber água, mas confesso que já fui mais disciplinada. A correria me faz esquecer totalmente e ultimamente tenho bebido muito pouco!
    Antes bebia pra mais de 3 litros, eram 3 garrafas de 1 litro fora os copinhos extras da manhã. Era um pouco exagerada, confesso kkkkkk
    Preciso voltar a tomar pelo menos o recomendado, até porque pra mim água é a bebida mais “gostosa” que existe <3

  6. Fábio Sampaio disse:

    Ressuscitando os comentários pra dar uma dica valiosa de aplicativo: Hydro.
    Ele é leve, simples e funcional. Cada vez que tomar água, é só marcar quanto bebeu. Através de um cadastro por sexo, peso, estilo de vida e variáveis como dia mais quente ou dias com aumento de atividade física ele ajusta as necessidades de consumo de água.
    E o mais interessante, você pode programar vários despertadores como lembrete, como a cada hora, por exemplo.
    Através deste aplicativo tenho tomado de 3,5l a 4,5l de água por dia.

    Vale a pena instalar!

    Parabéns pelo site e pelas matérias. Voltei a correr recentemente e alguns textos são de grande aproveitamento!

  7. erô disse:

    Acho fundamental a hidratação e isso só acontece, quando temos a habito saudável de beber água pelo menos 2 litros/dia.

    att

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