0
  • No products in the cart.
Outros Esportes

4 maneiras de manter seu condicionamento físico quando você não pode correr

Olá, mulherada!

Você está cumprindo sua planilha, já sonhando com aquela conquista, quando surge uma pequena lesão ou algum outro problema de saúde e você não pode correr… 🙁

Todo mundo já passou por isso ou vai passar em algum momento. Mas, com toda certeza, ninguém quer perder o condicionamento físico adquirido com os treinos, então como manter o condicionamento físico enquanto você não pode correr?

Se você vai ter que ficar parada por mais de duas semanas, talvez você tenha que mudar seus planos e escolher uma outra prova ou levar um tempinho a mais para completar uma nova distância, mas se são só uma ou duas semanas, dá pra tranquilamente trocar a atividade e voltar de onde parou.

Abaixo sugerimos algumas atividades que podem substituir a corrida durante esse período. 😉 Contudo, não se esqueça de sempre conversar com seu ortopedista e treinador para saber o que eles recomendam, afinal, cada pessoa é única, e o que estamos sugerindo pode funcionar para algumas pessoas e para outras não, depende da lesão ou da doença e até do seu objetivo.

deep-running-corrida-na-agua-tratamento-lesao-condicionamento

Deep Running

Se você tem acesso a uma piscina, vai precisar apenas de um cinto (como o da foto) para praticar o Deep Running, uma corrida dentro da piscina. Seu corpo deve ficar submerso e inclinado (com o auxílio do cinto) enquanto você corre no lugar.

Pela ausência de impacto, é uma excelente alternativa para manter o condicionamento quando uma lesão nos obriga a ficar de molho. Há treinadores que indicam o Deep Running até como prevenção de lesões.

Para substituir o treino, você deve fazer o deep running pelo mesmo tempo que correria.

Ciclismo 

Pedalar é uma ótima forma de manter o condicionamento cardiovascular. Tanto ao ar livre, como em ambiente interno, numa bicicleta de spinning ou ergométrica, você pode manter seu condicionamento.

Se for ao ar livre, você pode fazer o mesmo percurso que correria, só que dando duas voltas de bike. Se for em ambiente interno, você pedala pelo dobro do tempo. 😉 E a dica para aproveitar da melhor forma o ciclismo no lugar da corrida é pedalar em pé, sem sentar o máximo de tempo que conseguir.

Elíptico

O elíptico ou máquinas semelhantes são ótimas, pois você fica numa posição bem parecida com a corrida, porém não há impacto. Para substituir a corrida pelo elíptico você deve manter sua frequência cardíaca alta enquanto faz o exercício. Você pode fazer exatamente o mesmo tempo que faria correndo, mas sempre de olho na frequência cardíaca.

Há algumas máquinas em que não é obrigatório mexer os braços, mas mesmo quando não for, use os braços. Assim você simula ao máximo a corrida.

esteira-anti-gravidade-corrida-sem-impacto

Esteira antigravidade

Há ainda poucas no Brasil, mas algumas academias já disponibilizam uma esteira antigravidade. Nela, você corre como se estivesse numa esteira normal, mas não há impacto. O treino é igual ao que você faria numa esteira convencional.

Bons treinos!

Você já ficou um tempo sem poder correr? O que você fez? Conta nos comentários!

Mari Frioli

1 comentário

Deixe uma resposta