0
  • No products in the cart.
Inspiração

24 horas de corrida: o que acontece com o corpo do atleta? E com o tênis? A Mizuno testou!

Já pensou correr 24 horas sem parar? Deve ser um desgaste e tanto, mesmo para um atleta profissional!

Para descobrir os efeitos desse esforço, a Mizuno convidou o ultramaratonista Carlos Dias para completar este desafio calçando um dos seus mais recentes lançamentos, o Mizuno Wave Creation 19. Tudo foi acompanhado de perto por pesquisadores das universidades de São Paulo (USP) e Cruzeiro do Sul, que monitoraram não apenas o corpo do atleta como também o tênis.

O ultramaratonista Carlos Dias (Foto: André Kato)

Aos 44 anos, Carlos Dias já conclui 106 maratonas oficiais (42 km) e 40 ultramaratonas, comando mais de 120 mil quilômetros – o equivalente a três voltas na Terra! Se alguém estava apto a encarar esse desafio, esse alguém era ele. 😉

O desafio foi realizado na pista de atletismo do Centro Olímpico, em São Paulo, durante a Virada Esportiva, nos dias 23 e 24 de setembro. Carlos correu das 10 horas da manhã do sábado às 10 horas da manhã do domingo, sendo avaliado a cada três horas. Entre os exames realizados, estavam testes espirométrico (prova de função pulmonar), gait up (análise de movimentos), placa de salto (potência dos membros inferiores), variabilidade da frequência cardíaca (para detectar arritmias) e bioimpedância (medição da massa corpórea).

Após 24 horas de corrida, ele perdeu 17% da capacidade pulmunar, 21% da velocidade média, 19% da potência dos membros inferiores, 88% da capacidade de mobilizar energia e 7% de água corporal, isso considerando a variação em seus exames entre a primeira e a útlima horas. Foram 225 voltas na pista de atletismo, somando mais de 125 mil passos (cerca de 90 quilômetros). Impressionante, né?

O Mizuno Wave Creation 19 de Carlos Dias (Foto: André Kato)

E o tênis? Deu conta do recado?

O Mizuno Wave Creation 19 é um tênis com amortecimento de longa duração, voltado para longas distânicas. A marca garante que durabilidade da sua tecnologia de amortecimento, a Infinity Wave, é 20% maior que a média da concorrência.

No teste com placa de salto, o modelo apresentou zero desgaste em seu amortecimento, considerando a primeira e a última horas de corrida. Os pesquisadores avaliaram que o modelo deu suporte ao atleta, especialmente nos momentos em que ele estava mais cansado e apresentando perda de potência muscular, ajudando a dar estabilidade à pisada e reduzir o impacto.

Curtiu o modelo? O Mizuno Wave Creation 19 já está a venda com preço sugerido de R$ 799,90. Estou testando em meus treinos e logo mais conto para vocês minhas impressões aqui no blog! 😉

Compre online: Centauro | Dafiti | Kanui | Fast Runner | Netshoes

 

Ju Vargas
o autorJu Vargas
A Ju é fã das curtas distâncias e adora participar de provas diferentes. Agora, ela está se preparando para completar sua segunda meia maratona em junho, no Rio de Janeiro (RJ).

Deixe uma resposta