Olá mulherada!

Hoje em dia nós temos tantas tarefas que todo tempo que ganhamos com coisas práticas é maravilhoso, não é? Poder ganhar um tempinho pra ir a manicure, ficar mais tempo com o namorado/marido/filho, poder curtir os amigos e a família, correr… é tudo que nós queremos! 🙂

Sei que muitas mulheres adoram cozinhar, outras nem tanto, mas independente disso, todas nós adoramos economizar nosso tempo na cozinha. Então hoje trago 10 utensílios que podem te ajudar a ganhar tempo e fazer tudo rapidinho. 🙂 Para quem está sempre na correria, eles são uma mão na roda.

Como faço reeducação alimentar, listei os utensílios que também nos ajudam a manter a alimentação saudável.

Confere ai embaixo e bom apetite! (Os utensílios não estão por ordem de preferência ou necessidade. ;))

utensilios-uteis-cozinha-1

1. Xícaras e colheres medidoras

Se você está de dieta ou faz reeducação alimentar, é essencial ter xícaras e colheres medidoras para controlar certinho as porções (e descobrir também que aquela colher de sopa que você usava é menor do que a medida correta, rs).

As xícaras e colheres também são ótimas para quem adora cozinhar, se você estiver seguindo uma receita, não irá errar nas medidas. 😉 Tem que ter em casa e são bem baratinhas.

2. Mixer

O mixer é um dos eletroportáteis mais versáteis que eu uso, ele acaba substituindo o liquidificador e a batedeira, e ainda ocupa muito menos espaço.

Você pode usá-lo para bater massa de pães, bolos, tortas e panquecas, fazer sucos diversos, desfiar frango… e como ele é pequeno, é também fácil de lavar e de guardar. Acho indispensável ter um mixer se você quer praticidade na sua cozinha.

E hoje já existem vários modelos que vem com o miniprocessador junto, e outros acessórios, como batedor de claras, por exemplo.

3. Miniprocessador de alimentos

O miniprocessador ajuda muito quando você quer moer, picar, ralar ou fatiar legumes, mas ele também moi carnes, mistura ingredientes, como por exemplo, preparar um tempero só seu para suas refeições.

Ele também é pequeno e fácil de lavar. 😉 Muito mais prático do que um daqueles processadores de alimentos com diversas peças, que depois de um tempo você fica com preguiça de usar. 😛

4. Grill

Quem está dieta sabe da importância de cortar as frituras. Há muitas gorduras boas, mas normalmente não vem do óleo usado nas frituras. Então para ter uma alimentação saudável é legal grelhar os alimentos: frango, carne, peixe, legumes, frutas (adoro!)… você pode grelhar tudo no grill. Além de saudável, é mais rápido do que assar uma carne no forno.

Ao escolher o seu, preste atenção se ele é antiaderente. Após grelhar o alimento, limpe enquanto está quente que sai mais fácil a sujeira. Aqui em casa uso sempre papel toalha e água para limpar, mas siga sempre as instruções do manual do seu grill.

5. Formas de silicone

Se você gosta de fazer receitinhas saudáveis já deve estar cansada de ver o pessoal indicando as formas de silicone. Elas evitam que você tenha que untar a forma (adicionando calorias que não precisa) e após a receita estar pronta é fácil desenformar o bolo, torta, pão ou o que mais você tiver cozinhado. Também são fáceis de lavar e tem de diversos modelos. Faço reeducação alimentar e adoro usar forminhas diferentes, parece que a comida fica mais apetitosa quando está num formato diferente #PsicologiaExplica. 😛

utensilios-uteis-cozinha-2

6. Potes

Potes são necessários em qualquer cozinha, e são muito úteis se você tiver daqueles que pode levar ao freezer e ao micro-ondas. Assim, se você não tem muito tempo, pode aproveitar um dia e fazer diversas refeições e congelar. Nem sempre dá pra fazer tudo fresquinho, mas dá pra comer bem todo dia, só precisamos nos organizar. 😉

Os potes também nos ajudam a organizar alimentos na cozinha, pra tudo ficar mais à mão. E também ajudam a levar alimentos para o trabalho, pra faculdade… é bom sempre pensar em como o pote será utilizado quando for comprá-lo. Em geral, os quadrados e retangulares são melhores do que os redondos, pois é mais fácil de guardar, de organizar e também ocupam menos espaço na bolsa, no armário ou na geladeira.

7. Frigideira antiaderente

Pelo mesmo motivo das formas de silicone, ter uma boa frigideira antiaderente evita que você use óleo para fritar, e isso ajuda muito na hora de lavar… se não está toda engordurada e não tem alimentos grudados, você lava rapidinho. 🙂 Aqui em casa tenho uma que faço de tudo sem uma gota de óleo, é muito mais saudável e sinto diferença no sabor do alimento, acho mais saboroso sem o óleo.

8. Panela de Pressão

Muitas pessoas tem medo de utilizar a panela de pressão, mas não precisamos mais temer. Agora há panelas de pressão elétricas, que não explodem. 🙂

A panela de pressão é super útil porque cozinha os alimentos muito mais rápido do que em outra panela. Ela é ótima para cozinhar grãos, legumes, carnes e peixes. Então se você quer fazer um caldo, um feijão, uma lentilha, uma sopa bem rápido, é só utilizar ela. 🙂 Eu uso muito a minha panela (ainda uma tradicional, mas já tô de olho numa elétrica) pra fazer arroz, feijão (de diversos tipos), lentilha, sardinha… é difícil ela ficar parada.

9. Descascador de legumes

Você deve ter crescido vendo sua mãe ou sua avó pegando a faca e levando um tempinho pra descascar batata, laranja, cenoura… e achou que nunca teria tanta habilidade pra descascar tudo tão rápido quanto elas. Daí inventaram o descascador de legumes e seus problemas acabaram! Acho o descascador umas das melhores invenções para quem não tem muito tempo, além de você descascar rápido o que quiser, ele ainda faz você utilizar grande parte do alimento, sem o desperdício que acontece quando você tem que descascar com a faca (e não tem tanta habilidade! rs).

10. Garrafa térmica

Tem alguém ai que é adepta dos chás e cafés? Eu adoro chá, e sempre uso a garrafa térmica para levar chá para o trabalho. É uma forma também de eu tomar bastante chá, pois faço e fico com dó de jogar fora, então tomo tudinho. 🙂

Se você não gosta de café ou chás, você pode utilizá-la para conservar caldos e sopas, ou levar água quente para fazer outras coisas. Só tem que tomar o cuidado de lembrar que, dependendo do material, garrafas normalmente guardam o cheiro e o sabor do alimento que ficam muito tempo dentro delas (como o squeeze), então é bom ter uma para cada utilidade ou para bebidas similares. 😉

 

E ai, tem mais algum utensílio que você acha indispensável em uma cozinha prática?

  1. Bru Rieper disse:

    Tenho uma garrafinha térmica dessa e nunca pensei na possibilidade de levar o chá para o trabalho. #loira E um item que tá na minha lista é o mini processador, tenho certeza que será MUITO util.
    Beijo

  2. Juh disse:

    Minha primeira vez aqui e já curti tudoooooo!!
    Comprei meu mixer da walita hojeeee…\o/…Tinha uma preguiça gigante de pegar eletrodomésticos gigantes pra fazer coisas pequenas só pra mim…hihi
    bJuh

Deixe o seu comentário!